Ferrari afirma que era obrigação pedir explicação à FIA e que não quis desmerecer título de Vettel

Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, afirmou que era um dever do time de Maranello pedir um esclarecimento para a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) sobre a ultrapassagem de Sebastian Vettel em Jean-Éric Vergne no GP do Brasil. Dirigente afirmou que equipe não quis diminuir conquista do germânico

A Ferrari entrou na onda da Internet – e da imprensa espanhola – e decidiu pedir um esclarecimento a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) sobre os vídeos que circulavam na web e que, supostamente, mostravam Sebastian Vettel ultrapassando Jean-Éric Vergne em um trecho sinalizado com bandeira amarela durante o GP do Brasil

A entidade respondeu ao pedido da Ferrari apontado que não houve nada de errado na manobra do alemão e, mesmo tendo acatado a decisão da FIA, a escuderia italiana precisou se explicar. 
 
A ação da equipe vermelha foi vista como uma tentativa de reverter o resultado do Mundial, já que o acréscimo de 20s ao tempo de Vettel daria o título de 2012 a Fernando Alonso. 
Domenicali defendeu que Alonso merecia o título de 2012 da F1 (Foto: Ferrari)

Stefano Domenicali, chefe da Ferrari, afirmou que era uma obrigação do time pedir o esclarecimento, mas alegou que a equipe não teve a intenção de diminuir o trinfo do piloto da Red Bull. 
 
“Acredito que era dever do nosso time garantir que o campeonato terminasse da melhor maneira possível, pelo interesse do campeonato e pelo interesse do time e dos nossos pilotos”, disse Domenicali durante uma coletiva de imprensa em Madri. “Era o nosso dever pedir um esclarecimento para a FIA para entendermos o que era que estava circulando na web, sem diminuir a vitória do piloto que conquistou o título”, continuou. 
 
“Mas a abordagem era de buscar um esclarecimento e tentar entender o que era aquilo que estava na televisão. Não era nada mais do que isso”, justificou. “Foi uma abordagem muito correta e muito racional da Ferrari para garantir que nós entendêssemos. Recebemos o esclarecimento da FIA, então tornamos publica a nossa posição.”
 
Domenicali, entretanto, avaliou que Alonso merecia o título e defender que agora cabe ao time vermelho trabalhar para que o asturiano tenha a chance de brigar pelo troféu de 2013. 
 
“Acho que Fernando merecia esse título e precisamos garantir que Fernando poderá vencer o título no ano que vem”, concluiu. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.