Ferrari atenua TL1 “de aprendizado” e diz que Hamilton “terá bom desempenho em breve”
Lewis Hamilton tomou 0s6 de Charles Leclerc no TL1 do GP da Austrália, mas Frédéric Vasseur enfatizou que ele ainda em processo de aprendizado na Ferrari, portanto precisa de tempo
Os 0s6 que separaram Lewis Hamilton de Charles Leclerc no TL1 do GP da Austrália causaram alguns sobressaltos, mas a Ferrari tratou de acalmar os ânimos e reiterar que o heptacampeão está em “processo de aprendizado”. Frédéric Vasseur ainda frisou que não tem dúvidas de que, em breve, ele vai ter um bom desempenho na temporada 2025.
Hamilton fechou o TL1 somente em 12º, enquanto Leclerc ficou em terceiro, a 0s209 do líder, Lando Norris. Depois da sessão, Vasseur participou da coletiva de imprensa oficial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) com os chefes de equipe e tranquilizou os mais preocupados.
“O objetivo não é estar no limite em uma sessão, não é uma questão de velocidade. O objetivo é que ele conheça todos na equipe, descubra o software, o processo, o sistema”, começou o francês.
“Estou convencido de que temos algo muito semelhante à Mercedes, talvez não com o mesmo nome ou a mesma forma de usá-los. É apenas um processo de aprendizado”, salientou.

“Fizemos um ou dois dias de teste com carros anteriores meses atrás. Foi uma boa maneira de abordar isso, mas nada se compara ao fim de semana de corrida. Temos de passar por ele e fazer isso, mas não estou nem um pouco preocupado”, garantiu Vasseur, completando que nenhuma conclusão sobre o desempenho de Lewis poderia ser tirada depois de uma única sessão de treinos.
“Não tenho absolutamente nenhuma dúvida de que ele será capaz de ter um bom desempenho em breve. No ano passado, acho que Carlos [Sainz] ficou em oitavo ou nono nos treinos livres e venceu a corrida”, pontuou.
Hamilton já havia falado que está se acostumando com as diferenças entre o carro da Ferrari e o da Mercedes, que pilotou nos últimos 12 anos. “Inevitavelmente, há um período de transição e há uma base que precisa ser construída. É o que temos feito nos últimos meses”, afirmou o #44.
“A primeira metade da temporada é sobre essa base. Construir esses relacionamentos, a confiança, isso se constrói com absolutamente todos na equipe. A confiança não é algo que simplesmente entra pela porta e se tem, ela é construída ao longo do tempo”, seguiu.
“Para mim, o objetivo é vencer, claro, e levar a equipe adiante. Tive alguns anos não tão espetaculares e estou tentando ver se consigo ter um melhor do que os últimos três. Há muitos fatores que podem contribuir para isso”, finalizou Hamilton.
A Fórmula 1 abre a temporada 2025 entre os dias 13 e 16 de março, no GP da Austrália, em Melbourne. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL. Amanhã, os horários se repetem com o TL3 realizado às 22h30 da sexta-feira, enquanto a classificação define o grid de largada começando às 2h do sábado (15). Por fim, a largada está marcada para a 1h do domingo (16). Tanto classificação quanto corrida terão transmissão do GP em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

