Ferrari confirma câmbio sem danos após acidente e garante Leclerc na pole em Mônaco

Cerca de duas horas e meia antes da largada, a Ferrari anunciou que, após uma vistoria mais aprofundada, nenhum dano no câmbio foi encontrado depois do acidente com Charles Leclerc no fim do Q3, no sábado. Assim, o piloto da casa vai largar na frente na corrida de logo mais

Max Verstappen não economizou palavrões ao saber da bandeira vermelha (Vídeo: Reprodução/F1)

Charles Leclerc está confirmado na pole-position do GP de Mônaco. Grande protagonista da classificação da quinta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, no último sábado, o monegasco fez o melhor tempo do Q3, mas, durante sua segunda tentativa de volta rápida, perdeu o controle do carro quando passava pela chicane da Piscina e bateu no guard-rail. Houve grande preocupação na Ferrari sobre um eventual dano no câmbio e uma possível troca, o que acarretaria uma punição com a perda de 5 posições no grid, mas não vai ser necessário.

“Após vistorias mais aprofundadas nesta manhã, nenhum defeito aparente foi encontrado na caixa de câmbio do carro de Charles Leclerc. Portanto, o piloto monegasco vai largar na corrida de hoje na pole-position, de acordo com o resultado da classificação”, informou a Ferrari em comunicado nesta manhã de domingo (23).

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Charles Leclerc garantiu a pole ao encher o guard-rail da Piscina (Foto: Reprodução/Twitter)

Ainda no último sábado, durante as verificações preliminares após o acidente, a Ferrari comunicou que não foram encontrados danos na caixa de câmbio do carro #16. Entretanto, a escuderia de Maranello lembrou que era necessário fazer uma nova vistoria, o que foi realizado somente na manhã deste domingo.

Leclerc cravou 1min10s346 na sua melhor volta no Q3 e foi 0s230 mais rápido que Max Verstappen, outro piloto que despontava como candidato à pole em Mônaco. No fim das contas, o monegasco comemorou a conquista, ainda que incerto sobre uma eventual punição por troca de câmbio.

É a oitava vez que Leclerc vai largar na pole-position, sendo a primeira correndo em casa. O piloto fez o GP de Mônaco duas vezes, mas jamais completou a corrida.

A confirmação deste domingo assegura também o fim de um longo jejum para a Ferrari. A equipe mais tradicional da Fórmula 1 não largava na pole-position desde o GP do México de 2019, quando Leclerc assegurou a posição de honra no grid do autódromo Hermanos Rodriíguez.

O GP de Mônaco, quinta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1, tem largada prevista para 10h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar