Ferrari confirma expectativas e anuncia saída de Shwartzman do posto de reserva na F1
Robert Shwartzman não vai fazer mais parte do grupo Ferrari em 2025. O russo, que serviu como reserva da equipe na F1 nas últimas duas temporadas, vai para um novo desafio, na Indy, com a também italiana Prema
Robert Shwartzman cortou os laços que restavam com a F1 e, nesta terça-feira (19), teve a saída da Ferrari anunciada. O russo foi membro da academia italiana entre 2017 e 2022 e, nos dois últimos anos, foi piloto reserva dos vermelhos na categoria máxima do esporte a motor.
Shwartzman está com 25 anos e já sabe que vai para outro caminho em 2025: a Indy, com a novata Prema, também italiana. Robert era tido como um dos principais talentos da geração, teve muito sucesso no kart e também resultados fortes nos monopostos.
Os pontos mais altos da passagem do russo pelas categorias de base foram com a mesma Prema. Em 2019, sagrou-se campeão da F3, enquanto na F2 ficou com o vice-campeonato de 2021, perdendo justamente para o então companheiro de equipe, Oscar Piastri.
Depois disso, Shwartzman mirou na F1 e foi piloto de testes da Ferrari em 2022 e reserva em 2023 e 2024. Em paralelo, disputou o GT World Challenge Europe no ano passado e, na temporada atual, fez o campeonato do WEC nos hipercarros pela AF Corse, braço da Ferrari.
Robert não chegou a fazer a estreia na F1, ao contrário do que aconteceu, por exemplo, com Oliver Bearman, que foi acionado três vezes como substituto só em 2024, mas acumulou, entre 2022 e 2024, seis participações em treinos livres, sendo quatro pela Ferrari e duas pela Sauber, a última delas no México. A expectativa é que, em 2025, a Ferrari tenha Antonio Giovinazzi e Arthur Leclerc, irmão mais novo de Charles, como reservas.
Na estreia pela Indy em 2025, Shwartzman vai formar dupla com Callum Ilott na novata Prema. A temporada está marcada para começar em 2 de março, em St. Pete, com 17 etapas formando o calendário.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: O que Verstappen precisa para ser campeão da F1 2024 em Las Vegas