Ferrari considera retorno de Räikkönen para substituir Massa na temporada 2013, diz revista

Sem a renovação certa de Felipe Massa e com pilotos muito jovens como cotados para o outro carro, a Ferrari, de acordo com o site da revista ‘Autosport’, manifestou o desejo de ter Kimi Räikkönen, campeão como piloto da equipe em 2007

Segundo informa o site da revista ‘Autosport’ na manhã deste domingo (29), Kimi Räikkönen surge como um dos candidatos para substituir Felipe Massa na Ferrari na próxima temporada e ser o novo companheiro de Fernando Alonso, atual líder do campeonato com 34 pontos de vantagem para Mark Webber, piloto da Red Bull, que renovou contrato com os austríacos recentemente. O piloto venceu seu único campeonato quando era piloto da equipe, em 2007, e ficou por lá até 2009, quando deixou a F1 para fazer duas temporadas no WRC.

Com Massa não fazendo um bom campeonato — seu melhor resultado foi o quarto lugar no GP da Inglaterra —, a Ferrari tem apenas a figura de Alonso para concorrer com Red Bull, McLaren e Lotus no Mundial dos Construtores. Fato que, na avaliação da equipe, é muito pouco pelo potencial, tradição e história que a equipe de Maranello representa para a F1. Mesmo com a equipe italiana dando apoio irrestrito ao brasileiro, deixando claro que Felipe está prestigiado, ninguém garantiu a permanência do piloto em 2013.

De acordo com a reportagem, a saída de Räikkönen da equipe em 2009 não atrapalharia uma possível negociação de retorno e, segundo alguns dirigentes consultados pela ‘Autosport’, o finlandês, atual quarto colocado no campeonato, seria o nome ideal para ser o companheiro de Alonso no próximo ano por dois motivos. Primeiro por fazer uma grande temporada de retorno na Lotus e, segundo, por não causar problemas internos dentro da equipe.

Räikkönen é cotado para substituir Massa na Ferrari em 2013 (Foto: Lotus/Andrew Ferraro/LAT Photographic)

Porém, a relação entre Kimi e Luca di Montezemolo não é nada boa, o que deve atrapalhar o primeiro contato. O finlandês afirmou, em coversas reservadas recentemente, que não estaria disposto a trabalhar com o presidente da Ferrari novamente, enquanto o dirigente não acredita que o nórdico irá fazer um bom trabalho ao retornar à Ferrari.

O nome do experiente piloto finlandês surge em um momento em que apenas mais jovens, como Nico Hülkenberg e Paul di Resta, ambos da Force India, e Sergio Pérez, da Sauber, são cotados como substitutos de Massa, caso ele não renove com a equipe. Na avaliação da Ferrari, eles são inexperientes demais para ocupar a vaga de Massa na próxima temporada.

E é melhor a Ferrari correr se deseja contar com Räikkönen. O piloto está negociando a renovação com a Lotus e está perto de anunciar que segue na equipe por mais uma temporada. Com a proximidade das férias de verão, as negociações devem aumentar e o futuro companheiro de Alonso, ou a renovação de Massa, deve ser anunciado em breve.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube