Ferrari é mais rápida em simulação, e chefe da Mercedes se espanta: “Poderia ficar 5s à frente” em corrida

A Ferrari se mostrou mais veloz que a Mercedes em um dia de simulação de corrida em Barcelona. O desempenho chamou a atenção do chefão da esquadra alemã, Toto Wolff, que admitiu que a escuderia está muito à frente neste início de ano

A pré-temporada da F1 está chegando à fase final, mas ainda há dúvidas sobre o cenário que se desenha para 2019 e a divisão de forças do grid. Isso porque Ferrari e Mercedes, as duas principais equipes e rivais pelo título dos últimos anos, trabalharam em programas técnicos bem distintos e têm tido desempenho bem diferentes até aqui. Enquanto a equipe italiana mostra mais velocidade e mais eficiência aerodinâmica de modo geral, a esquadra alemã briga com a granulação dos pneus e segue focada na avaliação do ritmo de corrida e em percorrer longas distâncias. Até o momento, só os italianos apareceram na ponta da tabela. Os prateados nem perto estiveram durante essas duas semanas de atividades em Barcelona, na Espanha.
 
Só que enquanto os vermelhos enfrentaram mais problemas mecânicos – escapamento e uma peça externa que danificou o aro do pneu nesta semana – e até um acidente, o time prata vem exibindo enorme confiabilidade, o carro parece indestrutível, em que pese a falha de motor sofrida por Valtteri Bottas no quinto dia de testes. Mas isso não tem sido suficiente pelos lados da Mercedes. 
Valtteri Bottas foi de 0s1 a 0s3 mais lento que Charles Leclerc (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

E, nesta quinta-feira (28), pela primeira vez foi possível acompanhar ambas em simulação de corrida na parte da tarde. Com Charles Leclerc à frente da SF90, a Ferrari conseguiu completar o programa, andando muito consistentemente com os pneus C2 – os compostos médios –, que são cerca de 0s8 mais lentos que os demais, de acordo com a Pirelli. Mesmo assim, o jovem monegasco andou em média 0s2 melhor que Bottas. A Mercedes priorizou o C3 (macios amarelos), mas não pode imprimir o mesmo ritmo que a rival. É claro que tudo isso leva em conta o peso dos carros do início ao fim da simulação. 

 
Por isso, ao fim do dia, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, foi categórico ao dizer que a equipe alemã começa o ano atrás da adversária vermelha. “Não sabemos o quanto de combustível. Tanques maiores permitem mais flexibilidade. Mas Leclerc fez menos força na volta em que virou 1min16s2 do que nas anteriores, em que esteve mais lento. Isso deixa apenas a conclusão de que a Ferrari teve a melhor hora do dia”, falou, lembrando que o piloto ferrarista foi mais tarde à pista. 
 
O dirigente ainda foi além e até conseguiu ver o copo meio cheio. “Se calcularmos levando tudo em conta, a Ferrari poderia ter sido 5s mais veloz que nós no fim. Mas a notícia boa é que fomos mais rápidos do que (Max) Verstappen na quarta-feira e, significativamente, melhores que Pierre Gasly. A Ferrari está à nossa frente e nós estamos à frente da Red Bull”, disse em entrevista durante um evento de um dos patrocinadores da esquadra, na pista de Barcelona.

GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a pré-temporada da F1 em Barcelona com os repórteres Evelyn Guimarães, Vitor Fazio,  Eric Calduch e o fotógrafo Xavi Bonilla. Acompanhe tudo aqui.

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