Ferrari freia ímpeto e se vê “em luta contra McLaren e Verstappen” por pole em Ímola

Frédéric Vasseur disse que a Ferrari deixou a sexta-feira (17) na Emília-Romanha satisfeita com as atualizações da SF-24, porém destacou que se trata "dos estágios iniciais"

Mesmo líder das duas sessões de treinos livres realizadas nesta sexta-feira (17), em Ímola, a Ferrari conteve a expectativa para o resto do final de semana da Fórmula 1 na Emília-Romanha. O chefe, Frédéric Vasseur ainda colocou os carros da McLaren e Max Verstappen na briga pela pole-position contra Charles Leclerc e Carlos Sainz.

A Ferrari levou para Ímola um grande pacote de atualizações para a SF-24, com destaque para as mudanças no sidepod, com um design semelhante ao usado pela rival Red Bull. Na prática, as mudanças surtiram efeito, com Leclerc liderando as duas sessões do dia e, de quebra, vendo Verstappen apanhar mais do que o normal do carro.

Relacionadas


Mesmo assim, Vasseur explicou à versão italiana do Motorsport que a busca por um bom resultado não tem a ver com o carro em si, mas com o fato de a Ferrari estar correndo em casa. “Não é tão importante ter um bom desempenho aqui por causa da performance geral do carro, mas pelo fato de estarmos na Itália; isso que torna ainda mais importante, para a equipe, para os pilotos e para mim, um bom desempenho aqui.”

“Não creio que Ímola seja um circuito mais relevante que os outros, mas se formos bem, é bom para a equipe, e podemos tentar manter essa motivação”, acrescentou, destacando que o time ficou feliz com as novidades, “mas ainda estamos nos estágios iniciais”.

Carlos Sainz teve uma sexta mais discreta, mas também esteve no pelotão da frente (Foto: Ferrari)

“Não se trata de ganhar alguns segundos, mas de pequenos detalhes. Não acho que o mais importante é o desempenho, mas que os pilotos tenham o controle. Talvez até um pouco mais que os nossos rivais, e isso é positivo para este fim de semana, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, completou.

“As impressões de Leclerc com o carro foram boas desde a primeira volta dos treinos livres. Ele teve uma sensação muito boa com o equilíbrio. Esta manhã, ventava muito, mas o carro não ficou tão instável. Isso é positivo para o resto do fim de semana e da temporada. Mas não somos os únicos. [Lando] Norris também estava em uma boa posição, e, sem dúvida, será uma boa briga”, avaliou o dirigente, que também não descartou o tricampeão da Red Bull, por mais que tenha sido um dia em que nada funcionou para ele.

“Na luta pela pole, seremos nós contra a McLaren, mas também contra Max. No treino livre 1, Max foi muito rápido no primeiro setor, depois perdeu velocidade. Ele terá uma batalha muito acirrada neste fim de semana, mas foi assim nas duas últimas corridas”, concluiu Vasseur.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado, o TL3 será às 7h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação oficial está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo. 

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.