Ferrari lamenta opção por mais downforce em Jedá e vai analisar escolha da Red Bull

Mattia Binotto, chefe da Ferrari, relatou que preferiu manter os carros com mais carga aerodinâmica para minimizar o desgaste dos pneus, mas que a medida não surtiu o efeito esperado

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE O GP DA ARÁBIA SAUDITA DE F1 | Briefing

A temporada de 2022 da Fórmula 1 começou com uma briga intensa entre Ferrari e Red Bull. A escuderia italiana saiu vitoriosa no Bahrein depois que os dois carros da rival abandonaram com problemas no motor, mas na Arábia Saudita Max Verstappen levou a melhor sobre Charles Leclerc.

Os taurinos se destacaram nas tabelas de velocidade máxima, com um carro muito mais rápido de reta do que os oponentes. Enquanto isso, os italianos optaram por manter um nível maior de carga aerodinâmica, para maior velocidade das curvas e em tentativa de minimizar o desgaste dos pneus durante a corrida.

“Max [Verstappen] estava com um nível maior de downforce na sexta, e depois ele reduziu. Nós decidimos nos manter com mais downforce, porque acreditávamos que seria importante para o desgaste dos pneus. Mas no final, o desgaste na corrida foi menor que o esperado”, explicou Mattia Binotto, chefe da Ferrari, após a corrida em Jedá.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A disputa entre Charles Leclerc e Max Verstappen no GP da Arábia Saudita de F1 (Foto: F1)

LEIA TAMBÉM
+McLaren se desculpa com Ricciardo por quebra em Jedá: “Teríamos dois carros nos pontos”

A equipe italiana certamente irá levar isso em consideração para as próximas provas, e Binotto já avisou que vai analisar a abordagem da Red Bull. “Acho que a escolha deles merece uma análise do nosso lado. Mas no geral, é sempre um ajuste. É uma questão de detalhes e das peças certas que podem acabar decidindo uma corrida no final”, afirmou o dirigente italiano.

A diferença de ajustes no GP da Arábia Saudita também foi percebida por Christian Horner, chefe da Red Bull. O dirigente britânico espera um desafio ainda maior voltando para a Austrália depois de dois anos, e com um traçado modificado.

“Foi interessante ver as duas primeiras corridas. Aqui certamente escolhemos ter menos downforce, e isso funcionou hoje. Melbourne vai ser um desafio diferente. A pista foi modificada, é um circuito mais rápido agora, então será igualmente fascinante”, contou Horner.

O GP da Austrália volta ao calendário depois de dois anos fora por conta da pandemia da Covid-19. A terceira corrida da temporada de 2022 da Fórmula 1 está marcada para o dia 10 de abril.

GAMEPLAY GP DA ARÁBIA SAUDITA DE FÓRMULA 1 | F1 2021 NO PS5 | GP Gameplay – Temporada 2022
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.