Ferrari mantém poder de veto na Fórmula 1 em 2021, mas com limitações

A Ferrari conseguiu manter seu poder de veto na Fórmula 1 para 2021, mas algumas coisas vão mudar. De acordo com a publicação italiana 'La Gazzetta dello Sport', o time de Maranello vai ter algumas limitações em seus vetos

Ser a equipe mais antiga da história da Fórmula 1 certamente concede benefícios para a Ferrari. De acordo com informações do jornal italiano 'La Gazzetta dello Sport', o time vai seguir com seu poder de veto na categoria após 2020, mas com algumas mudanças.
 
Na última semana, Liberty Media e FIA realizaram uma reunião na sede da entidade, em Paris, para acertarem os últimos ajustes para as novas regras de 2021. Segundo a publicação alemã 'Auto Bild', o encontro foi tenso, pois equipes ofereceram contrapospostas para o que foi apresentado.
 
E entre os tantos assuntos propostos, como limite de despesas e alocação de dinheiro, o poder de veto da escuderia de Maranello também entrou na mesa para debates. Apesar de o poder seguir, agora vão existir certas limitações.
Charles Leclerc (Foto: AFP)

Agora, o time italiano só vai ser capaz de vetar mudanças de regulamento referentes às unidades de potência, regras pertencentes ao “DNA” da F1 e as regras financeiras. No caso de uma disputa, só pode recorrer ao Tribunal de Apelação da FIA, não mais ao judiciário comum.
 

No começo do ano, Mattia Binotto, chefe do time, defendeu o direito de veto. “Certamente o veto é algo importante para a Ferri, mas acredito que é algo importante para a F1 no geral também. De certa maneira não protege apenas a nós”, disse.
 
“Mas está protegendo também as equipes contra algumas decisões que poderiam ir contra o espírito ou o interesse dos próprios times, algo que estamos começando a discutir entre a FIA e F1. Acredito que estamos indo bem nesse aspecto e espero que possamos seguir com os mesmos direitos”, completou.
 
A Ferrari é a única equipe do grid que compete na Fórmula 1 desde seu início, em 1950.
 

Paddockast #38
CORRIDAS POLÊMICAS DA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.