Ferrari mostra nova SF16-H dotada de faixa branca e com esperança de finalmente quebrar supremacia da Mercedes na F1

Depois da Williams surpreender e lançar seu FW38 na manhã desta sexta-feira (19), foi a vez de a maior equipe do grid apresentar seu modelo, nem tão vermelho assim. O lançamento, veiculado via internet, destacou o novo carro de Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen para a Ferrari finalmente quebrar a supremacia da Mercedes na F1

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Os dias vão passando, os testes coletivos de pré-temporada da F1 em 2016 vão batendo à porta e as equipes vão começando a se mexer e desvendar seus mistérios. Poucas horas depois de a Williams surpreender e lançar o FW38 via internet na manhã desta sexta-feira (19), foi a vez de a Ferrari apresentar o novo modelo, devidamente batizado como SF16-H, com o qual vai à batalha com a Mercedes em para finalmente tentar quebrar a hegemonia prateada neste ano. E a grande interrogação das últimas semanas no que diz respeito às pinturas foi respondida: tem faixa branca — e, espera Maranello, sem o azar proclamado por Ivan Capelli.
 
O carro foi apresentado on line por meio do site oficial da Ferrari e as redes sociais da equipe de Maranello, quase ao mesmo tempo em que a Mercedes, também por meio das suas redes oficiais, mostrava imagens do shakedown realizado em Silverstone. Talvez para ofuscar o lançamento do novo carro da Ferrari. Fato que dá uma ideia da grande rivalidade que as principais marcas da F1 pretendem travar em 2016.

No que tange ao visual do novo modelo, óbvio que a maior mudança em relação ao que se viu na pintura ferrarista nas últimas duas décadas é a faixa branca. É a primeira vez que ela é adotada desde um 1993 não muito memorável, quando a equipe era defendida por Gerhard Berger e Jean Alesi. Quanto ao design em si, também são poucas as mudanças aparentes em relação ao modelo do ano passado. A mais nítida está na dianteira, agora com um desenho semelhante ao da Williams, num formato de 'bico mamilo'. Mas aparenta ser um carro um tanto mais curto do que a última SF15-T.

A nova Ferrari SF16-H foi apresentada nesta sexta-feira via internet (Foto: Ferrari)

Com a tal faixa em tempos mais bem-sucedidos, foram seis vitórias e um título de Niki Lauda em 1975, mais seis vitórias em 1976 e quatro e outra conquista de Lauda em 1977 — além de três títulos mundiais de Construtores. Depois disso, o desenho ferrarista abandonou a faixa da forma mais parecida com o que se tem hoje.

“Nós gostaríamos de lutar até o fim do campeonato. Sabemos que não vai ser fácil porque nossos oponentes não estão dormindo, mas nós todos estamos comprometidos em fazer o nosso melhor”, bradou Maurizio Arrivabene, o comandante de Maranello no desafio em finalmente superar a Mercedes na F1.

Em seguida, durante a apresentação on line, foi a vez de Vettel mostrar sua confiança em viver um 2016 ainda melhor do que foi a temporada passada. "Melhoramos em muitas áreas. Quando eu cheguei nesta época ano passado tinha muita gente mudando seu cargo e em novas posições. Foi um tempo complicado para ter expectativas. Seremos um time forte, como vimos ano passado, mas ainda seremos mais fortes", comentou o tetracampeão do mundo, que vibrou com o novo carro.

"Primeiro de tudo, está lindo. Teve muito trabalho e são tempos muito, muito animadores. Precisamos esperar até chegar à pista, mas deve ser uma melhora decente", disse o alemão de 28 anos.

Detalhe para o novo bico da Ferrari SF16-H (Foto: Ferrari)
Responsável pelo projeto da nova SF16-H, o diretor-técnico James Allison também mostrou confiança no seu trabalho e no potencial da nova joia de Maranello. “Sabemos que as Mercedes estavam muito fortes no ano passado, no ano retrasado. Mas nós colocamos quase mil homens para trabalhar nesse carro e fizemos nosso melhor para que este fosse um passo adiante sólido, assegurar que é propriamente um carro vencedor."

"Mas eu digo, com confiança absoluta, que o amor, o carinho e as habilidades colocadas nesse carro são inquestionáveis”, afirmou o engenheiro britânico.

Comparativo da Ferrari de 2016 em relação ao modelo de 2015 (Foto: Divulgação)
Simone Resta, também responsável pelo departamento técnico de Maranello, detalhou as mudanças pontuais do novo modelo vermelho e branco. "O projeto do carro começou um ano atrás e nossas metas eram muito ambiciosas. A primeira mudança é no nariz e então na suspensão frontal, também as aletas laterais e a extremidade traseira. O bico é mais alto e a entrada de ar é bem diferente. Essa solução é um pouco diferente da do ano passado", explicou.
 
"O carro é apertado e mais estreito que o do ano passado. Tentamos melhorar a combustão e o turbo. É um passo à frente em relação ao passado e fizemos escolhas bem inovadoras”, complementou o italiano.
 

É o lançamento de uma Ferrari que renasceu em termos de esperanças e estilo após a profunda reformulação de 2014. Poucos eram os que esperavam que o time agora chefiado por Maurizio Arrivabene da companhia presidida por Sergio Marchionne tivesse uma mudança tão enorme em apenas alguns meses. Mas Sebastian Vettel terminou o ano com três vitórias e incomodando as Mercedes. Contando com a sequência da evolução, a conversa na Ferrari é de brigar pelo título — ainda que haja a percepção de que o nível segue um pouco diferente.

 
A hora de ver o imponente carro vermelho e branco na pista com o novo motor será na próxima segunda-feira em Barcelona. A partir do dia 22, a Ferrari mostra de vez suas fichas, esperando chegar à Austrália um mês depois para a abertura da temporada com cartas na manga o suficiente para brigar de igual para igual com as Flechas Prateadas. Missão difícil, mas não impossível para o maior campeão em atividade na F1 vestido com as cores da principal equipe da história do Mundial.

VEJA A EDIÇÃO #16 DO PADDOCK GP, COM RAFAEL PASCHOALIN

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

Perdeu os lançamentos dos carros da F1 em 2016?
Só clicar na equipe desejada abaixo:

 

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.