Ferrari muda foco e diz que “90 a 95%” do trabalho já é para 2022: “Decisão é clara”

Segundo Laurent Mekies, diretor-esportivo da Ferrari, os esforços em Maranello já estão, em sua maioria, voltados para a temporada 2022

Hamilton pega Verstappen na tática e vence: assista aos melhores momentos do GP da Espanha (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

O começo da temporada da Ferrari é um alívio que confirma a retomada do caminho certo após um dos piores anos de sua história. Na briga pelo terceiro lugar do Mundial de Construtores, entretanto, a equipe italiana já sinaliza com o destino inevitável de que vai abandonar os trabalhos voltados para a atual temporada. Com uma nova geração de carros chegando em 2022, a hora já é de cuidar dos desenvolvimentos que virão no próximo campeonato.

De acordo com o diretor-esportivo da Ferrari, Laurent Mekies, apesar do começo convincente de Charles Leclerc e Carlos Sainz e da briga com a McLaren, a decisão está tomada e as atenções estão realocadas. A Ferrari, afinal, quer voltar a vencer.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

GP às 10: Ricciardo enterrou sapo? A maldição do segundo carro da Red Bull

“Já estamos totalmente nisso, já é nosso caso. Se quiser colocar em números, dá para dizer que é 90% ou 95%, alguma coisa assim, é bem onde estamos”, afirmou.

“Isso é muito claro para nós: estamos focados em 2022. O fato do pelotão estar apertado e você talvez precisar de alguns décimos para passar de sexto para terceiro não vai mudar nossa estratégia. O foco é no ano que vem”, garantiu.

“Já mudamos a grande maioria dos nossos recursos para o ano que vem. Não significa que alguns detalhes não serão alterados no carro daqui em diante, assim como sempre funciona com o que fazemos com aquilo que aprendemos na pista. Mas o foco é no ano que vem ainda que o pelotão seja apertado. A decisão é clara”, reiterou.

Ferrari já esvazia 2021 e pensa nas vitórias em 2022 (Foto: Ferrari)

Apesar da decisão, Mekies não acredita que a mudança de prioridades frustrará os planos ou o desempenho da equipe para o restante da temporada.

“Creio que vem com algumas boas notícias para a equipe, porque o progresso sempre é turvo por conta da quantidade de desenvolvimento se faz até o final. Nunca dá para saber com precisão o quanto seus rivais avançaram: dá para saber o quanto você evoluiu. Mas dessa vez o desenvolvimento será bem pequeno”, afirmou.

“Sabemos que são apenas alguns décimos, talvez centésimos entre os carros e é nosso trabalho, lá na fábrica, preparar para o que faremos na pista: como tem que ser a preparação, como executamos e como nos adaptamos. Para a equipe, o fato do pelotão estar apertado nesse contexto é um grande desafio para todos”, finalizou.

Na temporada atual, Ferrari tem cinco pontos a menos que a McLaren. Briga segue em Mônaco, no fim de semana do dia 23 de maio.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.