Ferrari nega incômodo e se contenta com quatro motores por temporada: “Limite certo”
Na visão de Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, quatro motores novos ainda é um limite aceitável para enfrentar as 24 etapas do calendário da Fórmula 1
O calendário de corridas da Fórmula 1 tem ficado cada vez mais extenso, mas as equipes ainda não estão autorizadas a utilizarem uma quantidade maior de motores sem receberem uma punição. E para Frédéric Vasseur, chefe da Ferrari, isso ainda não é um problema, visto que boa parte das equipes vão conseguir finalizar a temporada dentro — ou muito próximo — do limite de quatro unidades de potência.
O regulamento atual da Fórmula 1 diz que, antes de sofrer uma punição, cada carro pode utilizar até quatro motores novos. Porém, o calendário da categoria está passando por um processo de expansão e, além de contar com um número recorde de 24 etapas, seis delas recebem a corrida sprint aos sábados, o que aumenta a quilometragem percorrida.
A maior demanda do equipamento levantou a discussão se era necessário, ou não, ampliar o número do uso de motores novos sem receber punição. Mas na visão do chefe da Ferrari, isso não é preciso.
“Acho que cada caso é diferente, mas se você der uma olhada agora, estamos na corrida 17 e não tenho certeza se muitos pilotos foram punidos apenas pela conveniência ou pelo interesse no desempenho para o futuro. Estamos todos no caminho para fazer a temporada com quatro motores. Talvez não consigamos, mas é o limite certo”, disse o chefe da Ferrari.

“Você tem alguma decisão de largar no pit-lane por conforto ou desempenho e assim por diante. Mas acho que é circunstancial. Ao longo da temporada, não temos tanto isso. Talvez tenha sido mais a coincidência da pista, acidentes. E então, em cada caso, é muito diferente. Acho que alguns incidentes foram devido a acidentes, alguns foram por motores. Mas estamos no limite. E não, não é um drama para mim”, finalizou o chefe da Ferrari.
A Fórmula 1 agora só volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

