Ferrari pede esclarecimentos à FIA sobre ultrapassagem de Vettel em Vergne no GP do Brasil

Por meio de sua conta no Twitter, a escuderia de Maranello confirmou que enviou uma carta à FIA pedindo esclarecimentos sobre a polêmica ultrapassagem de Sebastian Vettel sobre Jean-Éric Vergne durante a volta 4 do GP do Brasil

FIA garante que ultrapassagem de Vettel sobre Vergne foi legítima
Após dar volta por cima, Massa espera ano competitivo em 2013
Kobayashi negocia com Lotus para substituir Grosjean na temporada de 2013

O Mundial de F1 em 2012 ainda não acabou. A Ferrari confirmou há pouco, nesta quinta-feira (29), por meio de sua conta no Twitter, que enviou à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) uma carta pedindo esclarecimentos sobre a polêmica ultrapassagem de Sebastian Vergne sobre Jean-Éric Vergne em Interlagos. Suspeita-se que a manobra tenha sido realizada em trecho sinalizado com bandeira amarela.

Caso haja a confirmação da irregularidade, Vettel pode perder 20s no seu tempo de prova, o que o faria cair de sexto para oitavo no GP do Brasil. Este resultado mudaria o dono do título de 2012, que seria Fernando Alonso, segundo colocado, no último domingo.

Ferrari pediu esclarecimentos sobre manobra de Vettel no GP do Brasil (Foto: Bruno Terena/Grande Prêmio)

“A Ferrari pediu, em uma carta, um esclarecimento da FIA sobre a ultrapassagem de Vettel sobre Vergne durante a quarta volta do GP do Brasil”, escreveu um membro da escuderia de Maranello no Twitter.

O vídeo da ultrapassagem de Vettel em JEV mostra claramente que as luzes indicando a bandeira amarela estão sendo acionadas, assim como o indicador no carro do alemão. No entanto, pouco antes da passagem, não é possível identificar pelas imagens se um fiscal está acenando a bandeira verde para o piloto no posto de controle da Reta oposta.

Caso esteja, então Vettel não descumpriu nenhuma regra, já que os avisos de pista é o que valem. A luz indicadora de bandeira amarela nos carros dos pilotos serve apenas como auxílio para eles. A imagem da ultrapassagem não foi ao ar na transmissão oficial, já que a largada estava sendo reprisada no momento, mas foi flagrada pela câmera on-board do próprio piloto alemão.

Outro movimento da prova, a ultrapassagem em Kamui Kobayashi na sequência, também chegou a ser questionada. Porém, a FIA já afirmou que não houve nada ilegal.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube