Ferrari perde posto de marca mais poderosa do mundo para fabricante de brinquedos Lego, aponta estudo
A Ferrari deixou de ser a marca mais poderosa do mundo e caiu para a nona posição, de acordo com um estudo conduzido anualmente pela consultoria Brand Finance. A fabricante dinamarquesa de brinquedos Lego agora assumiu a ponta da tabela
A Ferrari deixou de ser a marca mais poderosa do planeta e caiu para a nona posição no estudo realizado anualmente pela consultoria Brand Finance — mesmo que tenha se valorizado em 18% no ano passado.
E a queda está relacionada ao desempenho no Mundial de F1. A divulgação dos resultados da pesquisa cita o jejum de títulos que vem desde 2008 e a incapacidade de até mesmo brigar pela taça na última temporada — a equipe ficou sem vencer pela primeira vez desde 1993.
A troca no comando da empresa não passou despercebida. “A saída de Luca di Montezemolo abre espaço para uma ligeira mudança de estratégia na divisão de carros de rua da Ferrari. Montezemolo manteve um limite bem restrito na produção para manter a exclusividade da marca. Desde sua saída, o presidente Sergio Marchionne tem sugerido que esta política vai ser aliviada para impulsionar as receitas”, diz o comunicado da consultoria.
A Lego hoje é mais poderosa que a Ferrari, segundo estudo de empresa de consultoria (Foto: Ercole Colombo)
O valor da marca Ferrari é atualmente de US$ 4,7 bilhões, segundo o estudo, mais de R$ 13 bilhões.
A primeira colocação agora pertence à fabricante dinamarquesa de brinquedos Lego. Em parte, o crescimento da empresa se deu devido ao sucesso do filme ‘Lego’. E a Red Bull, também envolvida na F1, subiu para a terceira posição.
Ao se falar de marca mais valiosa em valores absolutos, a Apple ocupa a liderança com um valor de marca de US$ 128 bilhões (R$ 362 bi). Já o Twitter foi a empresa que apresentou o crescimento mais rápido, praticamente triplicando seu valor e chegando ao patamar de US$ 4,4 bi (R$ 12,2 bi).
ADIANTADA
Relacionadas
Teve McLaren-Honda na pista nesta segunda-feira (16). Jenson Button conduziu o MP4-30 em um dia de filmagem realizado pela equipe no Circuito da Catalunha antes do início da segunda bateria de treinos coletivos da pré-temporada da F1. Trata-se de uma oportunidade de a McLaren ganhar mais quilometragem e se certificar de que resolveu os problemas que o V6 turbo da Honda apresentou durante os testes em Jerez no início do mês. Na ocasião, apenas 79 voltas foram completadas por Button e por Fernando Alonso em quatro dias de trabalhos.