Ferrari prepara relatório sobre gastos de concorrentes para apresentar à FIA

Após Mattia Binotto expôr suas dúvidas acerca do volume de gastos da Red Bull em 2022, a Ferrari decidiu fazer um relatório sobre quanto cada equipe tem gastado e vai apresentá-lo à FIA

O SORTUDO DA FÓRMULA 1 2022: COMO RUSSELL AGARROU CHANCES NA MERCEDES

O tão comentado teto de gastos da Fórmula 1 — que passou a ser de US$ 140 milhões (aproximadamente R$ 760 milhões) nesta temporada — promete ser objeto de debate ao longo de todo o ano de 2022. Recentemente, Mattia Binotto — chefe da Ferrari — já havia comentado sobre o desenvolvimento da Red Bull quando declarou que não via como a rival poderia continuar melhorando o rendimento do carro, e agora a equipe italiana prepara um relatório para apresentar à FIA sobre os gastos dos demais concorrentes.

A informação é do portal italiano formu1a.uno, adiantando que a Ferrari pretende dissecar os gastos de cada uma das equipes até aqui na temporada. Assim, o relatório deve consistir nas estimativas que a escuderia de Maranello fez sobre os gastos das outras equipes, com o objetivo de entender em que ponto os rivais se encontram.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ferrari vai questionar gastos de concorrentes na temporada 2022 da F1 (Foto: AFP)

A pouca transparência de como os gastos vêm sendo feitos na Fórmula 1 até o momento se tornou motivo de debate. Primeiro, Binotto questionou a quantidade de melhorias da Red Bull, e se a equipe austríaca já não estaria próxima de seu limite — ou da metade dele, ao menos.

A resposta dos taurinos veio por meio do consultor-esportivo Helmut Marko, que relembrou as batidas de Carlos Sainz em Austrália, Ímola e Miami para questionar também os gastos da Ferrari, com o argumento de que os consertos da F1-75 batida pelo espanhol “não seriam baratos” ao time italiano.

Apesar do relatório da Ferrari não ser especificamente em protesto à Red Bull, as melhorias trazidas pela equipe austríaca naturalmente deram motivação à Scuderia para decidir trabalhar no documento que será apresentado à FIA — e que certamente vai gerar maiores repercussões.

HELMUT MARKO; RED BULL; FÓRMULA 1; CONSULTOR DA RED BULL;
E a Red Bull respondeu por meio de Helmut Marko, que questionou os gastos envolvidos nos acidentes de Sainz (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Com a pouca transparência da categoria em relação aos gastos das equipes, que prometem uma avalanche de melhorias para a próxima etapa, o GP da Espanhacom a Red Bull inclusa, já que segue tentando diminuir o peso do RB18 — é natural esperar que as discussões sobre os gastos de cada uma delas se estendam ao longo de toda a temporada, assim como as equipes esperam que seja a briga pelo título deste ano.

A Fórmula 1 retorna à pista já neste final de semana, com a disputa do GP da Espanha, no Circuito de Barcelona, marcado para acontecer entre os dias 20 e 22 de maio.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.