Ferrari propôs introdução de motor V8 biturbo de 1000 cavalos para temporada 2017, diz revista

A Ferrari gostaria de introduzir um motor V8 biturbo de 1000 cavalos, segundo a revista alemã ‘Auto Motor und Sport’, com a Red Bull simpática à ideia. Para conter custos, turbocompressor seria padrão, mas a Mercedes é contra

Nas reuniões realizadas pela FIA e as montadoras do Mundial de F1 para falar a respeito das unidades de força, durante o mês de janeiro, a Ferrari propôs a introdução de um motor V8 biturbo, chegando aos 1000 cavalos de potência, na temporada 2017 — prazo com o qual se trabalha para promover uma mudança no regulamento técnico da categoria. A informação é da revista alemã ‘Auto Motor und Sport’.

Maurizio Arrivabene veio a público na última semana para criticar o atual conceito da F1 (Foto: Ferrari)

De acordo com a publicação, a equipe italiana sugeriu que a nova unidade de força tenha capacidade de 2,2 L e 17 mil rpm, sem o MGU-K, mas com Kers e turbocompressor padronizados para todas as equipes.

Tal fórmula também solucionaria a questão do barulho dos carros, bastante impopular ao longo de 2014.

Enquanto a Red Bull, parceira da Renault, acena com a possibilidade, a Mercedes é contrária — especialmente com relação ao último item. A marca defende que o turbocompressor seja construído pelas próprias montadoras, até porque possuem tecnologia suficiente para tal.

A Honda, que entra na F1 neste ano, também está disposta a encarar uma mudança nas regras já dentro de um prazo de duas temporadas.

O desejo é que o preço destas novas unidades de força não passe de € 10 milhões (cerca de R$ 30 milhões), algo que incomoda todas as montadoras. Os V6 turbo que estrearam no ano passado chegaram a custar mais que o dobro disso — até R$ 60 milhões quando entraram em uso, mas a conversão do real para o euro subiu desde então.

Discussões a respeito do assunto têm se intensificado nas últimas semanas. E o desejo de mudança vem de várias partes. Niki Lauda, presidente não-executivo da Mercedes, fez críticas ao atual conceito da F1 e cobrou que os carros voltem a ser desafiadores e difíceis de guiar. "A F1 precisa ser mais rápida e difícil, como já foi", disse. Maurizio Arrivabene, chefe da Ferrari, afirmou que a categoria necessita de uma revolução para retomar o crescimento e reconquistar os fãs, bem como de carros "que deixem o cabelo em pé" e cujo som pareça "uma banda de heavy-metal".

10+ LANÇAMENTOS NA F1
Carros colocados diante das garagens com capas, fotos divulgadas pela internet, convocação para coletiva de imprensa na sede da equipe. Tudo gera ansiedade enorme no verdadeiro fã de F1, mas já houve um tempo em que os lançamentos de carros no início de cada ano eram muito mais do que isso — tratavam-se, na realidade, de mega eventos que às vezes contavam até mesmo com aviões Airbus e shows das Spice Girls. Aproveitando que a F1 vive uma época de lançamentos, o GRANDE PRÊMIO relembra alguns eventos que ficaram marcados ou por sua suntuosidade, ou por sua excentricidade.

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BOTTAS ANTES
O finlandês Valtteri Bottas será o primeiro a sentir o gostinho de pilotar pela primeira vez o novo carro da Williams, o FW37, nos testes coletivos da F1 em Jerez de la Frontera, na Espanha. A Williams confirmou que o quarto colocado do Mundial de F1 de 2014 será o responsável por guiar o carro nos dois primeiros dias de atividades de pista da pré-temporada. Desta forma, Bottas andará nos dias 1 e 2 de fevereiro com a nova máquina. Já o brasileiro Felipe Massa, que fechou o último campeonato em sétimo lugar, trabalhará pela primeira vez com o FW37 nos dias 3 e 4.

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CINCO VITÓRIAS

A Renault tem grandes planos para 2015. A fabricante francesa espera reduzir pela metade a diferença que ainda possui para a campeã Mercedes e traça como meta a conquista de "pelo menos cinco vitórias na temporada" que começa em março, no Albert Park, na Austrália. No ano passado, a fornecedora enfrentou diversos problemas com a nova unidade de força. Mesmo assim, fechou o campeonato com três triunfos, todos pelas mãos de Daniel Ricciardo, com a Red Bull. 

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