Ferrari reforça confiança em performance do novo motor: “Um grande passo à frente”

Laurent Mekies, diretor-esportivo da Ferrari, indicou uma melhora significativa no novo motor desenvolvido para a temporada de 2021 e definiu “uma ou duas corridas” como prazo entender a real ordem de forças entre as equipes neste ano

Às vésperas da abertura da temporada 2021, a Ferrari aponta para o horizonte com o sentimento de que o grande Calcanhar de Aquiles do ano passado ficou para trás: a falta de performance do motor. Um amplo trabalho de desenvolvimento da unidade motriz foi realizado desde meados de 2020 para fazer com que o propulsor deste novo campeonato, o último antes da revolução prometida pela Fórmula 1 para 2022, seja compatível com a história da equipe de Maranello. E a impressão, dias antes do início dos trabalhos do fim de semana do GP do Bahrein, é das mais positivas.

Diretor-esportivo da Ferrari, Laurent Mekies revelou as impressões sobre a nova unidade de potência construída pela equipe. “O motor é melhor, sem dúvidas. Não precisamos ir à pista para saber disso, já que temos dinamômetros, então sabemos que o motor deu um grande passo à frente”, salientou o engenheiro francês em entrevista ao site britânico RaceFans.

Livre do acordo secreto feito com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), que afetou a potência do motor e vigorou no último ano, por conta das irregularidades na unidade de 2019, a Ferrari está confiante na nova unidade para 2021, mas Mekies ainda não consegue determinar se o desenvolvimento do motor será suficiente para elevar a equipe de patamar nesta temporada.

“Se é o suficiente? Depende o quanto o restante das equipes progrediu nesse meio tempo. Não temos como estimar isso além da nossa experiência em desenvolver unidades de potência. Então, eu acredito que serão necessárias uma ou duas corridas para mensurar o nível em que cada equipe está”, explicou.

GUIA F1 2021
+F1 se prepara para duelo Hamilton x Verstappen em ano pandêmico e incerto
+Mercedes enfrenta revés com carro instável, mas abre temporada favorita
+Verstappen encara perspectiva de briga por título e desafio com Pérez
+Gasly muda de patamar e se mostra pronto para liderar AlphaTauri
+McLaren ganha reforços e mira consolidação no top-3 da Fórmula 1
+Alpine ousa com carro arrojado e mira top-3 no retorno de Alonso

A Ferrari reforçou a confiança na nova unidade motriz para a temporada 2021 (Foto: Ferrari Media)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

WEB STORIES: Band se prepara para transmitir F1 até champanhe acabar’

Ainda a respeito da relação de forças da categoria, o francês se esquivou de classificar a Ferrari e o restante do pelotão e reafirmou que o foco da equipe está totalmente voltado para si. “Estamos na fase em que queremos ter certeza de que o que temos na pista é o que achamos que realmente temos. E não queremos nos distrair com o que acontece ao nosso redor”, afirmou.

Durante os testes da pré-temporada, apesar de Charles Leclerc ter enfrentado problemas logo no primeiro dia de testes, causando a primeira bandeira vermelha das atividades em solo barenita, no geral, a equipe conseguiu bons números, tanto com o monegasco como com Carlos Sainz, que estreia na equipe em 2021.

A respeito dos problemas e do trabalho que vem sendo realizado na fábrica, Mekies destacou a boa sessão de testes no Bahrein e a margem de evolução esperada. ”Não houve nenhum grande problema. O que não significa que não há uma série de coisas para fazermos em todas as áreas”, finalizou o dirigente.

GUIA F1 2021
Red Bull aposta em forasteiro Pérez e ameaça Mercedes com briga real na F1
Haas desiste de ‘sonho americano’ e aposta em novatos com foco em 2022
+ Perdidamente apaixonado pela F1, Alonso volta sabendo qual seu lugar no mundo
+ Russell quer Mercedes, mas antes tem de carregar Williams em reconstrução
+ Leclerc tem missão de liderar renovada Ferrari e manter Sainz sob controle

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube