Ferrari registra ganho de 0s1 em performance com novo assoalho no GP do Bahrein

De acordo com o portal itaiano Auto Racer, a Ferrari conseguiu, ainda que de forma tímida, ganhar performance com o assoalho revisado levado para o Bahrein

A corrida contra o tempo da Ferrari para corrigir os problemas de performance da SF-25 começou a surtir efeito, ainda que de forma tímida, no GP do Bahrein, realizado no último domingo (13). A estimativa é de que o assoalho revisado conseguiu recuperar cerca de cinco pontos de downforce, o que, na prática, representa de 0s05 a 0s1 em tempo de volta.

A informação é do portal italiano Auto Racer desta terça-feira (15). Na semana passada, o veículo explicou que a SF-25 estava 3 mm mais alta que o esperado, o que significava uma perda de pressão aerodinâmica em torno de 20 pontos — em média, um ponto equivale a 0s01, portanto o prejuízo estimado do atual assoalho da Ferrari seria de 0s2, mas essa medida costuma variar de equipe para equipe.

O Bahrein, então, passou a ser o primeiro alvo dos italianos para o pacote de atualizações. A SF-25 foi para a pista com um assoalho totalmente redesenhado (bordas, corpo e estruturas verticais), com o intuito de melhorar o condicionamento do fluxo de ar.

Além disso, também remodelou o difusor e fez uma pequena alteração no pilar da asa traseira. “Assim como o assoalho, essa atualização não é específica para o evento e visa uma pequena melhoria da eficiência aerodinâmica do carro”, explicou a equipe no documento oficial da FIA.

Charles Leclerc quase terminou o GP do Bahrein no pódio (Foto: AFP)

Os primeiros resultados começaram a surgir no sábado, quando Leclerc conseguiu o terceiro lugar no grid, 0s3 atrás do pole, Oscar Piastri. Na corrida, o ritmo de Charles foi 0s15 mais rápido que o de Piastri no segundo stint, com os pneus médios. Foi nesse instante que ele conseguiu ultrapassar Lando Norris, entrando de vez na briga pelo pódio.

Lewis Hamilton também não ficou atrás, recuperando importantes posições na segunda parte com os médios. Mas quando o safety-car entrou, na volta 32, arruinou a estratégia da dupla, já que eles tiveram de antecipar a segunda parada para cobrir o pit-stop dos rivais e colocaram os duros para o stint final.

Leclerc tentou resistir, mas perdeu para Norris, de médios, na luta pelo terceiro lugar. Ficou, contudo, a impressão de que a SF-25 pode evoluir ainda mais até o pacote de atualizações que será introduzido em Miami, já que Sakhir, embora convencional, não seja o melhor dos circuitos para os carros vermelhos.

A Auto Racer informa ainda que o diretor-técnico, Loïc Serra, está concentrado em melhorar a aerodinâmica do carro, o grande foco do pacote maior de novidades que está por vir. A Ferrari espera dar mais alguns passos assim que o bólido tiver novos dutos de freio traseiros, uma nova variante da asa traseira e também escapamento.

Fórmula 1 volta de 18 a 20 de abril em Jedá, palco do GP da Arábia Saudita, quinta etapa de 2025.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Red Bull mergulha de vez na crise. E Marko se perde ao virar consultor de Verstappen

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.