Ferrari responde críticas de Rosberg após erro na Holanda: “Fácil quando está de fora”

Chefe da Ferrari, Mattia Binotto discordou da opinião de Nico Rosberg, que acredita que a equipe italiana precisa começar a fazer mudanças em seu pessoal para conter erros

VERSTAPPEN VAI BATER RECORDE? HAMILTON ERROU? DRUGOVICH NA F1? | Paddock GP #303

A Ferrari passou por mais uma situação constrangedora no GP da Holanda, no último fim de semana, ao atrapalhar Carlos Sainz pelo menos duas vezes ao longo da corrida. Em duas paradas diferentes, a equipe esqueceu um dos pneus do espanhol na primeira, o fazendo perder diversas posições, e o liberou de forma perigosa na segunda, causando 5s de punição ao piloto. Nico Rosberg criticou diretamente Mattia Binotto, chefe da equipe italiana, que fez questão de responder.

“Meu Deus, Mattia Binotto segue dizendo: ‘não, não precisamos fazer nenhuma mudança, tudo está indo bem’. Quero dizer, quando esse dia vai chegar? Não é possível”, criticou Rosberg à Sky F1. “Até equipes de Fórmula 2 ou Fórmula 3 fazem um trabalho melhor em suas estratégias do que a Ferrari. Então, você está no pit-lane e não tem um pneu na corrida. Em determinado ponto, eles realmente precisam começar a mudar”, salientou.

Para Binotto, entretanto, a mudança não deveria ser pelo caminho indicado por Rosberg. De acordo com o italiano, a estabilidade de seus funcionários é muito importante, e Mattia acredita que é uma questão de tempo até a Ferrari voltar a ser uma equipe que anda à frente do pelotão — principalmente após anos sem conseguir brigar pelo título.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Carlos Sainz sofreu com a confusão da Ferrari em Zandvoort (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Primeiramente, acho que é muito fácil falar quando você está de fora. É fácil criticar”, respondeu Binotto em fala ao Motorsport. “Mas nós não vamos trocar o pessoal — essa é minha resposta a Rosberg. Temos ótimas pessoas, e já foi provado que o mais importante no esporte é a estabilidade e a certeza de que estamos melhorando dia após dia, corrida após corrida”, ressaltou.

“Temos ótimas pessoas na equipe e não tenho dúvidas disso”, prosseguiu. “Leva anos de experiência para todas as equipes estarem à frente, e acho que não há razão para ser diferente para nós”, avaliou.

Apesar de discordar da opinião de Rosberg, Binotto admitiu que o espanhol recebeu um chamado atrasado para responder à estratégia de Lewis Hamilton, o que fez com que a equipe esquecesse um dos pneus. No entanto, o italiano ainda crê que resolver os problemas no pit-stop é mais fácil do que solucionar a perda de ritmo do carro — já que a Mercedes vai se aproximando cada vez mais.

“Sim, foi uma decisão muito tardia para reagir a Lewis [Hamilton] com Carlos [Sainz]. Foi um chamado muito atrasado”, admitiu. “Mas eu sei, e ele [Rosberg] deveria saber também porque é um piloto experiente, que é muito mais fácil resolver esse tipo de problema do que a performance. O desempenho é o que conta mais hoje, na minha visão”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.