Ferrari rompe lacre do câmbio de Massa, que vira 11º no grid de Austin. Alonso larga do lado limpo da pista
A Ferrari decidiu romper o câmbio do carro de Felipe Massa horas antes da largada do GP dos Estados Unidos. Punido, o brasileiro vai largar em 11º e beneficiará diretamente Fernando Alonso, que largará do lado mais limpo da pista, o direito, na sétima colocação
Como última cartada para tentar levar a decisão do título do Mundial de Pilotos para São Paulo, a Ferrari optou por uma estratégia polêmica horas antes do início do GP dos Estados Unidos, neste domingo (18). A escuderia de Maranello decidiu romper o lacre do câmbio de Felipe Massa, que largaria em sexto.
Cumprindo o estabelecido no regulamento esportivo da FIA para a F1, no artigo 28, o brasileiro foi punido com a perda de cinco posições e vai largar em 11º. Contudo, a decisão beneficia diretamente Fernando Alonso. Graças à punição de Massa, o espanhol ganhou o direito de largar em sétimo, no lado limpo do Circuito das Américas.

A largada é uma das grandes preocupações dos pilotos neste GP dos Estados Unidos. Por conta da pouquíssima aderência da pista e da baixa temperatura do asfalto, os competidores acreditam que o lado em que largarão os pilotos de posição ímpar no grid, o direito, mais limpo conseguirão tracionar melhor. Dessa forma, Alonso vai partir do mesmo lado que Sebastian Vettel, pole no Texas.
Há rumores de que a Red Bull considera adotar a mesma tática para colocar a Ferrari de Alonso novamente do lado sujo da pista, em oitavo. Assim, a escuderia taurina sacrificaria a terceira colocação de Webber, que largaria em oitavo. Dessa forma, Alonso voltaria ao lado esquerdo da pista, o pior, na avaliação dos pilotos. Contudo, Webber deixaria de ser um escudo contra a aproximação do espanhol, que ainda nutre esperanças de conquistar seu terceiro título mundial, o que só poderá acontecer no Brasil, no próximo domingo.
Assim, Vettel segue na pole e vai largar ao lado de Lewis Hamilton. A segunda fila do GP dos Estados Unidos continua com Webber e Kimi Räikkönen. Michael Schumacher, em sua penúltima corrida na carreira, larga de uma ótima quinta posição e terá outro alemão ao seu lado, o jovem Nico Hülkenberg. Alonso, sétimo, vai dividir a quarta fila do grid de largada de Austin com Romain Grosjean, enquanto a quinta fila do Texas será composta pelos carros da Williams: Pastor Maldonado e Bruno Senna, que inicia a prova imediatamente à frente de Massa.
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube