Ferrari e a sucessão histórica: o que Schumacher previu sobre Hamilton há 17 anos
Logo depois de ver Lewis Hamilton ser campeão mundial pela primeira vez, Michael Schumacher abordou possibilidade de ver recorde de sete títulos ser superado
Após uma série de batalhas entre equipes em 2024, a edição 2025 da F1 causa enormes expectativas nos fãs, ávidos para conferir se o equilíbrio vai permanecer este ano. No entanto, não é só o duelo em pista que motiva o público. A chegada de uma série de novatos, o retorno do Brasil ao grid e a ida de Lewis Hamilton para a equipe italiana também são tópicos de muito destaque. E uma fala de Michael Schumacher, ainda em 2008, revelou uma espécie de “previsão” sobre o inglês — que ainda não se cumpriu.
Na época, Hamilton acabara de vencer o primeiro título mundial, ainda pela McLaren. Schumacher, então recordista único, com sete, foi questionado sobre a possibilidade de alguém quebrar a marca no futuro — e se disse tranquilo com isso.
Segundo ele, era difícil de imaginar a possibilidade de superar os cinco títulos de Juan Manuel Fangio. Ainda assim, Michael o fez. Desta forma, o alemão disse não ter motivos para duvidar que alguém poderia repetir o feito no futuro. Além disso, citou especificamente Hamilton (além de Felipe Massa e Sebastian Vettel) como um candidato para isso.
“Eu diria que sim, absolutamente. Ninguém imaginava, nem eu, que eu poderia superar o recorde de cinco títulos de Fangio — e ainda aumentar para sete”, disse Schumacher ao site oficial da F1. “Os recordes estão lá para serem quebrados, e fico tranquilo sobre o fato de que isso um dia vai acontecer”, garantiu.

“Seja com Lewis [Hamilton], Massa, Sebastian Vettel ou qualquer outro. Pode ser alguém da geração atual ou de alguma que venha pela frente. Não tenho problemas com isso”, disse o alemão.
Neste momento, Schumacher e Hamilton estão empatados no topo do ranking de títulos, com sete para cada. O alemão venceu em 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004, enquanto o inglês faturou a taça em 2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020. Desta forma, caso a ‘profecia’ de Michael se cumpra, o inédito oitavo título de Lewis viria justamente pela Ferrari, equipe que conduziu Schumacher a cinco deles.
O mais próximo dos dois segue sendo Fangio, com cinco (1951, 1954, 1955, 1956 e 1957). Alain Prost, Max Verstappen e Vettel somam quatro; Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda, Nelson Piquet e Ayrton Senna levaram três; Alberto Ascari, Jim Clark, Graham Hill, Emerson Fittipaldi, Mika Häkkinen e Fernando Alonso faturaram dois; por fim, Nino Farina, Mike Hawthorn, Phil Hill, John Surtees, Denny Hulme, Jochen Rindt, James Hunt, Mario Andretti, Jody Scheckter, Alan Jones, Keke Rosberg, Nigel Mansell, Damon Hill, Jacques Villeneuve, Kimi Räikkönen, Jenson Button e Nico Rosberg têm um cada.
A Fórmula 1 se aproxima do retorno das férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

