Ferrari valoriza trabalho em corrida e vê Leclerc “tão bom quanto na classificação”
Para Jock Clear, engenheiro de performance da Ferrari, Charles Leclerc é tão bom em corrida quanto em classificação. Porém, ainda lhe falta um carro para brigar constantemente por vitórias
Charles Leclerc tem um talento especial para extrair todo o potencial do carro da Ferrari durante a classificação, mas muitas das vezes não consegue converter a pole-position em vitória. Isso levantou alguns questionamentos sobre a habilidade do monegasco em ritmo de corrida. Porém, Jock Clear, engenheiro de performance do time italiano, garantiu que o #16 é capaz de exercer as duas funções com excelência — caso tenha equipamento para tal.
Desde que chegou na Ferrari, em 2019, Leclerc registrou 26 pole-positions, mas converteu apenas cinco delas em vitórias — os outros dois triunfos da carreira ele não partiu da posição de honra. Devido ao baixo aproveitamento, existe uma discussão se Charles é tão bom em performance de corrida quanto é em classificação.
E na visão do engenheiro da Ferrari, o nível de desempenho de Leclerc é muito parecido em ambas as sessões. A falta de vitórias, no entanto, se deu pelo fato de que em algumas temporadas a equipe italiana tinha um carro que pecava no que diz respeito ao desempenho em stints mais longos, perdendo muito rendimento com o tempo por causa do alto desgaste de pneus. Característica essa que foi revista no modelo de 2024.
“Todos nós sabemos do que ele é capaz, já vimos isso ao longo dos anos. A reputação dele em classificação está consolidada, tanto que as pessoas me diziam que ele ‘não é nem de longe tão bom de corrida quanto em classificação’. Mas isso não é necessariamente verdade.Para 2024 mudamos um pouco nosso foco para tornar o carro melhor em corridas. A gestão de pneus é, claro, sempre um ponto importante. Mas vimos Charles fazer algumas corridas muito boas”, destacou Clear.
“Lembro que em 2022, na Áustria, onde Max [Verstappen] sofreu com o desgaste dos pneus e Charles venceu a corrida com uma pilotagem muito boa. Não é que Charles não seja bom em cuidar dos pneus, acho que nós, como um todo, não nos concentramos nesse ponto. O que vimos este ano [2024] é o resultado de estarmos mais focados em fazer o carro funcionar muito bem em corrida”, finalizou o engenheiro da Ferrari.
A Fórmula 1 só volta entre os dias 18 e 20 de outubro, com a disputa do GP dos Estados Unidos, em Austin.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.