Ferrari valoriza trabalho em corrida e vê Leclerc “tão bom quanto na classificação”

Para Jock Clear, engenheiro de performance da Ferrari, Charles Leclerc é tão bom em corrida quanto em classificação. Porém, ainda lhe falta um carro para brigar constantemente por vitórias

Charles Leclerc tem um talento especial para extrair todo o potencial do carro da Ferrari durante a classificação, mas muitas das vezes não consegue converter a pole-position em vitória. Isso levantou alguns questionamentos sobre a habilidade do monegasco em ritmo de corrida. Porém, Jock Clear, engenheiro de performance do time italiano, garantiu que o #16 é capaz de exercer as duas funções com excelência — caso tenha equipamento para tal.

Desde que chegou na Ferrari, em 2019, Leclerc registrou 26 pole-positions, mas converteu apenas cinco delas em vitórias — os outros dois triunfos da carreira ele não partiu da posição de honra. Devido ao baixo aproveitamento, existe uma discussão se Charles é tão bom em performance de corrida quanto é em classificação.

E na visão do engenheiro da Ferrari, o nível de desempenho de Leclerc é muito parecido em ambas as sessões. A falta de vitórias, no entanto, se deu pelo fato de que em algumas temporadas a equipe italiana tinha um carro que pecava no que diz respeito ao desempenho em stints mais longos, perdendo muito rendimento com o tempo por causa do alto desgaste de pneus. Característica essa que foi revista no modelo de 2024.

“Todos nós sabemos do que ele é capaz, já vimos isso ao longo dos anos. A reputação dele em classificação está consolidada, tanto que as pessoas me diziam que ele ‘não é nem de longe tão bom de corrida quanto em classificação’. Mas isso não é necessariamente verdade.Para 2024 mudamos um pouco nosso foco para tornar o carro melhor em corridas. A gestão de pneus é, claro, sempre um ponto importante. Mas vimos Charles fazer algumas corridas muito boas”, destacou Clear.

Apesar das inúmeras poles, Leclerc tem apenas sete vitórias na F1 (Foto: Ferrari)

“Lembro que em 2022, na Áustria, onde Max [Verstappen] sofreu com o desgaste dos pneus e Charles venceu a corrida com uma pilotagem muito boa. Não é que Charles não seja bom em cuidar dos pneus, acho que nós, como um todo, não nos concentramos nesse ponto. O que vimos este ano [2024] é o resultado de estarmos mais focados em fazer o carro funcionar muito bem em corrida”, finalizou o engenheiro da Ferrari.

Fórmula 1 só volta entre os dias 18 e 20 de outubro, com a disputa do GP dos Estados Unidos, em Austin.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.