Ferrari vê Leclerc e Vettel “difíceis de administrar” e admite: “Não são amigos”

Louis Camilleri, CEO da Ferrari, não se furtou a falar sobre o relacionamento entre Sebastian Vettel e Charles Leclerc nesta temporada 2019 do Mundial de F1. Em jantar de Natal oferecido pela equipe de Maranello a jornalistas, o executivo falou sobre as dificuldades de lidar com a dupla de pilotos, lembrou o “ano difícil” de Vettel e rasgou elogios ao monegasco: “As performances incríveis de Charles foram o melhor momento da temporada”

Mera coadjuvante na temporada 2019 da Fórmula 1, a Ferrari teve um ano marcado muito mais por polêmicas e erros do que grandes resultados na pista. Dona de somente três vitórias e um total de nove poles, a escuderia de Maranello viveu um novo momento com a chegada do jovem e talentoso Charles Leclerc como titular. O monegasco não se intimidou com o histórico vitorioso do tetracampeão Sebastian Vettel, desafiou e venceu o alemão no Mundial de Pilotos. Mas os dois foram protagonistas da maior rixa entre companheiros de equipe em 2019, que teve como ápice da tensão a batida nas voltas finais do GP do Brasil.

 
Depois do tradicional jantar de Natal que a escuderia italiana oferece a jornalistas especializados, Louis Camilleri, CEO da Ferrari, não se furtou a falar sobre a relação tensa entre Vettel e Leclerc ao longo da temporada.
 
“Muito foi escrito e falado sobre as tensões hipotéticas entre os dois pilotos. O primeiro ponto é que, na realidade, a portas fechadas, há um respeito mútuo. Não diria que são amigos, mas eles se dão bem, brincam e parecem estar à vontade um com o outro”, comentou o executivo de origem egípcia em entrevista veiculada pela versão italiana do site 'Motorsport.com'.
 
“Charles é o primeiro a admitir que aprendeu muito com Seb, então há respeito. Mattia [Binotto, chefe da Ferrari] disse muitas vezes que ambos são muito competitivos, e com razão”, acrescentou.
O ápice da crise entre Vettel e Leclerc foi no GP do Brasil (Foto: Reprodução)
A batida entre os dois na Reta Oposta de Interlagos foi abordada por Camilleri. O dirigente viu no ocorrido durante o GP do Brasil como um ponto de uma crise necessária para que a relação entre os dois voltasse a um nível melhor e, sobretudo, para a conscientização de que a Ferrari vem à frente dos seus pilotos, seja quem for.
 
“Obviamente, ainda estamos falando sobre o que aconteceu no Brasil, e não estou surpreso. Às vezes, a natureza humana exige que uma crise nos faça voltar aos trilhos, e os pilotos entendem claramente que a Ferrari vem primeiro e, depois, os pilotos”, declarou Camilleri.
 
“Espero que alguns dos problemas tenham sido resolvidos com esta crise. É claro que esses dois caras são difíceis de administrar, mas tenho total confiança em Mattia, sei que ele vai conseguir”, disse.
 
Ao analisar o desempenho dos seus pilotos na temporada, o discurso do CEO da Ferrari foi, naturalmente, muito distinto ao falar sobre Vettel e Leclerc.
 
“Para Seb, foi um ano difícil. Ele não está satisfeito, assim como todos nós, por suas performances. Acho que ele teve mais problemas com o carro do que Charles. Ele cometeu vários erros e teve azar. No entanto, ainda está no centro da equipe”, assegurou.
 
Sobre Leclerc, contudo, Camilleri rasgou elogios não apenas pela postura na pista, mas também nos bastidores. 
 
“As performances incríveis de Charles foram o momento mais notável da temporada, e não é somente uma questão de talento do piloto, começando pela forma como ele se integrou perfeitamente à equipe de maneira muito rápida. Ele é leal à Ferrari, estabeleceu ótimos relacionamentos com os engenheiros e toda a equipe, e isso é um grande sinal para mim no futuro”, encerrou.

Carregando…

Paddockast # 45
OS MELHORES E OS PIORES PILOTOS DA F1 2019

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.