FIA abre candidaturas para fornecedor de caixa de câmbio padronizada na F1 a partir da temporada 2021

A FIA deu mais uma dica das mudanças que vão chegar na Fórmula 1 a partir da temporada 2021. A entidade máxima do automobilismo abriu candidaturas para a criação de uma caixa de câmbio padronizada para as equipes

A FIA divulgou mais um de seus planos para o futuro da Fórmula 1. A entidade máxima do automobilismo solicitou candidaturas para a criação de uma caixa de câmbio padronizada a partir de 2021.
 
A federação pretende que todos os competidores tenham as mesmas peças internas, mas sem deixar também de ter os câmbios específicos da equipe, onde se encaixa a suspensão.
 
Esse é mais um ponto-chave da mudança de regulamento para a temporada 2021. Os potenciais fornecedores têm até 15 de março para fazer sua inscrição. A FIA afirmou que um anúncio deve ser feito entre os dias 15 e 30 de abril.
 
A padronização traria uma grande mudança na Fórmula 1. Por exemplo, Alfa Romeo e Haas usam o pacote de câmbio completo da Ferrari, enquanto a Racing Point usa da Mercedes e Toro Rosso compartilha a mesma unidade da Red Bull.
A F1 planeja grandes mudanças para 2021 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

A proposta foi publicada na segunda-feira no site da FIA e dizia que “o objetivo do fornecedor único é manter os níveis atuais de desempenho para todos os carros com redução de custos, enquanto também tira a necessidade das equipes em projetar ou fornecer suas próprias caixas de câmbio.”
 

“A unidade pode ser levada entre as temporadas, então tira a necessidade de um custoso desenvolvimento de desempenho contínuo. Com objetivo de manter a liberdade dos competidores, a carcaça externa vai seguir a específica da equipe, com o cassete de caixa de câmbio comum”.
 
A FIA também deixou claro que espera que o fornecedor trabalhe em conjunto com equipes. “A unidade deve ser projetada junto com todos os competidores existentes e os fornecedores de motores para garantir que vai funcionar da melhor maneira possível em todos os carros, e deve-se fazer os melhores esforços para satisfazer a todos”.
 
 “Claramente, os competidores que atualmente produzem suas próprias caixas de câmbio têm um conhecimento acumulado que deve ser levado em conta se possível”, encerrou.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.