FIA aconselha que pilotos revisem acordo de cavalheiros na classificação da F1

Michael Masi, diretor de provas da F1, afirmou que os pilotos devem rever o “acordo de cavalheiros” que criaram para evitar confusões durante os classificatórios

CORRIDA DE CLASSIFICAÇÃO NA F1: É CORRIDA OU TREINO? FLAVIO GOMES EXPLICA | GP às 10

Em meio a recentes polêmicas envolvendo pilotos descumprindo o chamado “acordo de cavalheiros”, que determina algumas regras cordiais na hora de ultrapassar durante a classificação, a FIA se pronunciou sobre o assunto, pedindo para que os pilotos revissem essas regras entre si.

Michael Masi, diretor de provas da F1, trouxe a questão à baila após as crescentes reclamações dos pilotos que tal pacto estaria sendo quebrado, como no GP da Áustria, onde diversos episódios de desentendimentos foram protagonizados. Segundo o diretor, a solução é simples: basta apenas que os próprios pilotos revisem as regras internas que compõem o pacto para pôr um basta nos problemas recentes.

“Ouço falar sobre esse acordo de cavalheiros porque ouço sobre ele na mídia de vez em quando. E este é o acordo de cavalheiros que eles têm entre 20 cavalheiros no circuito. Talvez eles devessem rever e reiterar tal acordo entre eles”, disse Masi em entrevista veiculada do site americano Motorsport.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Michael Masi, diretor de prova da Fórmula 1 (Foto: Reprodução/Twitter)

“Vamos ser honestos, todos eles são esportistas de elite. Creio que uma das coisas que, provavelmente, exacerbou as disputas este ano, é o fato do grid estar mais competitivo. Isso coloca muita pressão sobre eles”, concluiu Masi.

Na esteira da opinião de Masi, Daniel Ricciardo, da McLaren, também se pronunciou e concordou com o diretor de provas de que cabe aos pilotos reverem o acordo. Além disso, o australiano comentou que lhe agrada o fato dos próprios pilotos resolverem essa questão.

“Creio que no fim das contas, se alguém for um pouco malandro e ter aproveitado a situação que nós combinamos, então esse piloto ou esses pilotos devem apenas esperar um pouco de merda para eles em algum momento. Essa é a decisão e a escolha que eles fazem, por isso estou feliz por resolvermos isso do nosso próprio jeito”, disse Ricciardo.

Verstappen aplica novo domínio e vence: os melhores momentos do GP da Áustria (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.