FIA adverte Renault por misturar jogos de pneus dos testes da Pirelli em Portugal

A Renault se confundiu com os jogos de pneus e colocou o pneu dianteiro esquerdo de um no outro. Assim, acabou caindo no colo dos comissários

Quais os motivos mais curiosos pelos quais a FIA abriu investigação contra pilotos e equipes na temporada 2020? Sejam quais forem os protagonistas da lista formulada pelo leitor, uma precisa ser incluída: a que aconteceu nesta sexta-feira (23), em Portimão. Os comissários abriram investigação contra a Renault por trocarem os jogos de pneus que foram testados pela Pirelli. Mas a punição foi somente uma advertência.

O que aconteceu foi o seguinte: a Pirelli reservou os primeiros 30 minutos do segundo treino livre em Portimão para testar novos jogos de pneus. Todos os pilotos tinham de usar dois jogos de pneus alocados para tanto.

Entretanto, a Renault inverteu o pneu dianteiro esquerdo dos dois jogos. Entrou com o pneu do primeiro jogo no segundo e vice-versa. Segundo a FIA, Daniel Ricciardo “não usou os dois jogos de pneus conforme alocados”.

Daniel Ricciardo andou com pneus invertidos (Foto: Beto Issa)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Do Canadá/2007 a Eifel/2020: como Hamilton alcançou Schumacher em número de vitórias

“O Artigo 24.2 a) das Regras Esportivos da Fórmula 1 2020 obriga os pilotos a usaram o jogo completo de pneus da mesma especificação, e conforme alocados pela FIA”, diz o comunicado do delegado-técnico da F1, Jo Bauer.

Após a investigação, os comissários resolveram liberar a Renault com uma advertência apenas. De acordo com eles, o erro foi cometido “sem benefícios esportivos aparentes”.

Fórmula 1 volta a acelerar neste sábado em Portimão. O treino livre 3 está marcado para 7h (de Brasília), enquanto a sessão que vai definir o grid de largada do GP de Portugal acontece às 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube