FIA altera regulamento e permite que equipes escondam degrau no bico na temporada de 2013

Outra mudança anunciada pela entidade diz respeito ao duplo DRS da Mercedes, banido para o campeonato do ano que vem

Degrau no bico, não mais. A FIA aprovou nesta quinta-feira (27) uma mudança no regulamento que permitirá às equipes camuflarem os não muito populares desníveis existentes na frente dos carros na temporada de 2012. A solução encontrada pela entidade foi a liberação para a montagem de uma peça no local.

Por motivos de segurança, a FIA decidiu que, a partir de 2012, a parte frontal do carro não poderia ter mais de 55 cm. Como a parte do bólido que fica à frente do cockpit é mais alta do que o bico, a maioria das equipes pensou na mesma alternativa. A excessão à regra aberta pela FIA possibilitará aos times que esta nova peça possa ficar a 62,5 cm do solo e mascarar o degrau.

Esteticamente, o degrau não caiu muito bem no design dos carros (Foto: Ferrari/ Ercole Colombo)

Diretor-técnico da McLaren, Paddy Lowe disse que o modo como a peça que será introduzida no ano que vem é desenhado não possibilita nenhum ganho aerodinâmico. “O tamanho e o formato da peça é tão limitado que não cria nenhuma vantagem aerodinâmica nem prejudica o comportamento do carro”, explicou o inglês, em entrevista a jornalistas durante o GP da Itália.

Além desta determinação, a entidade que regula a F1 anunciou o banimento do duplo DRS criado pela Mercedes. O artigo 3.18 do regulamento técnico afirma que, referente à asa traseira móvel, “não pode ser usado para a criação de nenhum duto, direta ou indiretamente, que não seja para alterar a mudança das seções adjacentes permitidas pelo artigo 3.10.2”. A mudança não afeta, no entanto, o sistema do gênero desenvolvido pela Lotus, no qual a Mercedes está trabalhando há algum tempo para copiar.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.