FIA amplia zona de acionamento da asa móvel em Barcelona para facilitar ultrapassagens no GP da Espanha

Como forma de facilitar as ultrapassagens no GP da Espanha, a quinta etapa da F1 em 2017, a FIA decidiu ampliar a principal zona de DRS do circuito de Barcelona, localizada na reta principal do traçado

 

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A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) ampliou a zona do DRS – área permitida para a ativação da asa traseira móvel – em 100 metros na reta principal do circuito de Barcelona. A medida é uma forma de aumentar as chances de ultrapassagem durante a corrida deste domingo, a quinta da temporada da F1.

 
Com carros mais largos e rápidos em 2017, a F1 viu uma queda acentuada no número de ultrapassagens. E agora também deseja evitar o que aconteceu no GP da Rússia, há duas semanas, quando não houve nenhum ganho de posição na pista.
FIA ampliou em 100 m a zona de ativação do DRS em Barcelona na reta principa (Foto: Beto Issa)

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Ainda, o circuito catalão, embora seja um palco costumeiro dos testes do Mundial, também é tradicionalmente um traçado muito difícil de ultrapassar, entre outras razões porque a curva final é usada como apoio e causa uma perda da pressão aerodinâmica. Além disso, Montmeló é um bastante seletivo, de média velocidade.

 
Líder do campeonato, Sebastian Vettel não se mostrou feliz com a iniciativa da federação. "Não acho que é algo bom aumentar as zonas de DRS. Há alguns anos, quando a asa móvel foi introduzida, tudo ficou mais fácil. É muito legal quando se está atrás, mas não é a ideia de uma ultrapassagem. Não deveríamos ter algo tão artificial. É difícil ultrapassar, então deve ter o mérito quando consegue", concluiu.
 

O GRANDE PRÊMIO está em Barcelona e acompanha tudo que acontece na quinta etapa do campeonato da F1 com o repórter Thiago Arantes. Acompanhe todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL

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