FIA aprova regra especial e faz GP de Mônaco ter dois pit-stops obrigatórios
A FIA resolveu levar para frente a polêmica decisão de ampliar os pit-stops obrigatórios em Mônaco e, agora, vai fazer com que a corrida nas ruas de Monte Carlo tenha, pelo menos, duas paradas por piloto, independentemente de pista seca ou molhada
Dias depois de causar polêmica com os planos de tentar tornar o GP de Mônaco menos previsível, a FIA resolveu levar para frente a ideia e, nesta quarta-feira (26), anunciou que a corrida nas ruas de Monte Carlo vai, sim, ter dois pit-stops obrigatórios por piloto.
A ideia vem depois de edições bastante paradas da tradicional corrida monegasca. Agora, de acordo com a FIA, a regra dos dois pit-stops vale tanto em condições de pista seca quanto em condições de chuva.
Ainda, segue valendo a regra das demais corridas: em provas em pista seca, a obrigatoriedade de utilizar pelo menos dois tipos de pneus diferentes, entre o duro, o médio e o macio.
A proposta foi apresentada na semana passada, no encontro da FIA com a Comissão da F1. E foi alvo de polêmica. Enquanto Charles Leclerc e Red Bull foram favoráveis e avaliaram que isso poderia fortalecer o espetáculo, nomes como Max Verstappen e Fernando Alonso ironizaram e deram a entender que nada vai mudar mesmo com a regra nova.

O GP de Mônaco tem sido lanterna frequente do Ranking de Ultrapassagens do GRANDE PRÊMIO. Em 2024, a prova registrou apenas 7 manobras de pista que geraram troca de posição. Último lugar absoluto em edição vencida por Leclerc.
Confira comunicado da FIA
O Conselho Mundial do Esporte a Motor da FIA avaliou a proposta de implementação de dois pit-stops obrigatórios (em condições de pista seca e molhada) para o GP de Mônaco, com a intenção de melhorar o espetáculo dessa corrida que, notoriamente, sofre com dificuldades de ultrapassagens. Após discussões na comissão da F1, um pedido específico para o GP de Mônaco foi aprovado para o uso de pelo menos três jogos de pneus, com o mínimo de dois tipos diferentes de compostos em corridas em pista seca.
O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do período de testes da Fórmula 1 e acompanha tudo que acontece no Bahrein em TEMPO REAL. As atividades acontecem entre os dias 26 e 28 de fevereiro, sempre com duas atividades por dia, uma entre 4h e 8h (de Brasília, GMT-3) e outra entre 9h e 13h. A estreia do campeonato está programada para acontecer duas semanas depois, entre os dias 14 e 16 de março, no GP da Austrália.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO chega à TV após inovar com programas que viraram referência

