FIA aprova resfriamento nos carros e baixa para 40 minutos tempo no grid pré-GPs

No último encontro do Conselho Mundial do Esporte a Motor em 2023, a FIA aprovou algumas mudanças pontuais para a F1 nos próximos anos. Já valendo para 2024, a adição de um dispositivo de resfriamento para condições extremas nos carros se destaca

A última reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor, da FIA, aconteceu nesta quarta-feira (6), em Baku. No encontro, a entidade aprovou algumas definições para a F1, a maior parte delas já para 2024, como a introdução de um dispositivo para resfriamento dos cockpits em dias de atividade em condições extremas.

Não há detalhes ainda de como isso vai funcionar, mas a expectativa é de que haja uma espécie de duto de ventilação nos carros para evitar o que aconteceu, por exemplo, no GP do Catar deste ano, em que praticamente metade do grid passou mal em algum momento do fim de semana.

Ainda, o tempo dos carros na espera no grid de largada antes das corridas foi reduzido de 50 para 40 minutos, bem como a obrigatoriedade do encerramento dos trabalhos nos carros que largam do pit-lane 90 segundos depois do começo da volta de apresentação.

Sem dar maiores detalhes, a FIA anunciou que fez “pequenas atualizações” no regulamento financeiro, técnico e esportivo dos motores de 2026. As diretrizes completas devem sair nos próximos encontros.

Os pilotos sofreram com o calor extremo em algumas etapas de 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

O Conselho Mundial da FIA volta a se encontrar apenas em 2024, em 28 de fevereiro, às vésperas do início da temporada do que vem. O encontro é virtual e o primeiro de quatro que estão agendados pela entidade.

Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.