FIA avalia palavrão de Leclerc em entrevista no México e estuda investigação

A Federação Internacional de Automobilismo está estudando o xingamento de Charles Leclerc durante entrevista oficial do top-3 no México para saber se abre investigação

Charles Leclerc soltou um palavrão na coletiva de imprensa da FIA no México (Vídeo: reprodução/F1 TV)

A cruzada da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) contra palavras de baixo calão continua a toda velocidade. Agora, estuda a situação protagonizada por Charles Leclerc na entrevista oficial dos primeiros três primeiros colocados no GP da Cidade do México para saber se abre investigação.

Na ocasião, Leclerc descrevia o erro que cometeu perto do fim da prova e abriu caminho para Lando Norris tomar a segunda colocação da corrida. “Saí de traseira e, quando me recuperei, saí de novo de traseira para o lado oposto. Aí, fiquei, tipo, ‘porra'”. Imediatamente, em meio a risadas dos outros pilotos presentes, pediu desculpas. “Perdão! Ah, não, não quero que aconteça o mesmo que com Max”, falou.

Mesmo com o pedido de desculpas, a FIA ainda avalia se abre investigação para uma possível multa aplicada no Brasil. A informação é da revista inglesa Autosport.

Um oficial da FIA teve conversa longa com Charles após o fim da entrevista em que o palavrão foi proferido. Segundo a publicação, o piloto novamente se desculpou.

Charles Leclerc foi terceiro colocado no GP da Cidade do México (Foto: AFP)

O assunto ganhou tração nas últimas semanas, após Verstappen ser punido com a necessidade de realizar serviços comunitários por dizer que carro da Red Bull “estava fodido” durante o fim de semana do GP do Azerbaijão – o anúncio da punição foi feito na corrida seguinte, em Singapura. Daí em diante, Verstappen foi lacônico nas declarações em eventos oficiais. Os pilotos se mostraram contrários à determinação.

Assim como Verstappen no Azerbaijão, a FIA entende que é possível enquadrar Leclerc numa quebra do Artigo 12.2.1 do Regulamento Esportivo e punir por “quaisquer palavras, feitos ou escritos que possam causar prejuízo moral ou perdas para a FIA, seus órgãos, membros ou executivos e, de maneira geral, para o interesse do esporte a motor e valores defendidos pela FIA”.

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