FIA confirma sistema de pontos dobrado apenas na corrida final da temporada em Abu Dhabi

Sugestão dada por Ecclestone de que GPs de Brasil e Estados Unidos também contassem com pontuação dobrada foi vetado.

O Grupo de Estratégia da F1 vetou a proposta de Bernie Ecclestone e anunciou nesta sexta-feira (28) que o sistema de pontos dobrados será adotado apenas na etapa final da temporada em Abu Dhabi, e não no Brasil e nos Estados Unidos, como havia sido indicado pelo chefão da categoria.

Para que o grupo,  formado por Ecclestone, pelo presidente da FIA, Jean Todt, e por Ferrari, McLaren, Williams, Red Bull, Lotus e Mercedes, aprove qualquer medida é obrigatório que a votação seja unânime. Segundo a BBC, apesar de rejeitar a proposta o Grupo de Estratégia não colocou em discussão o cancelamento da pontuação dobrada no último GP do ano. A sugestão de Ecclestone encontrou muita crítica desde o início, já que há grande oposição ao sistema ainda que ele seja utilizado por apenas uma etapa.

Proposta de Bernie Ecclestone não foi aprovada pelo F1 Strategy Group. (Foto: Getty Images)

O grupo fez ainda um outro veto, à sugestão de equipes com motor Renault que pediram alterações à homologação dos motores. Após essa sexta (28), prazo limite para a entrega de uma referência de motor para o toda a temporada, alterações só serão feitas com base na confiabilidade, redução de custos ou segurança.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.