FIA confirma sistema de pontos dobrado apenas na corrida final da temporada em Abu Dhabi

Sugestão dada por Ecclestone de que GPs de Brasil e Estados Unidos também contassem com pontuação dobrada foi vetado.

O Grupo de Estratégia da F1 vetou a proposta de Bernie Ecclestone e anunciou nesta sexta-feira (28) que o sistema de pontos dobrados será adotado apenas na etapa final da temporada em Abu Dhabi, e não no Brasil e nos Estados Unidos, como havia sido indicado pelo chefão da categoria.

Para que o grupo,  formado por Ecclestone, pelo presidente da FIA, Jean Todt, e por Ferrari, McLaren, Williams, Red Bull, Lotus e Mercedes, aprove qualquer medida é obrigatório que a votação seja unânime. Segundo a BBC, apesar de rejeitar a proposta o Grupo de Estratégia não colocou em discussão o cancelamento da pontuação dobrada no último GP do ano. A sugestão de Ecclestone encontrou muita crítica desde o início, já que há grande oposição ao sistema ainda que ele seja utilizado por apenas uma etapa.

Proposta de Bernie Ecclestone não foi aprovada pelo F1 Strategy Group. (Foto: Getty Images)

O grupo fez ainda um outro veto, à sugestão de equipes com motor Renault que pediram alterações à homologação dos motores. Após essa sexta (28), prazo limite para a entrega de uma referência de motor para o toda a temporada, alterações só serão feitas com base na confiabilidade, redução de custos ou segurança.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube