FIA define horário limite para realização do treino classificatório do GP dos Estados Unidos de F1

A chuva não arredou o pé de Austin neste domingo, embora esteja em um nível de intensidade um pouco mais baixo em relação a sexta-feira e sábado. De qualquer forma, a FIA determinou uma janela de uma hora para o começo do treino classificatório, marcado para esta manhã, a partir das 9h locais (meio-dia pelo horário brasileiro de verão)

O domingo (25) amanheceu em Austin movida pela expectativa da realização do treino classificatório do GP dos Estados Unidos de F1, que foi adiado no sábado em razão das fortes chuvas na região do Circuito das Américas. A direção de prova, em conjunto com a Federação Internacional de Automobilismo, determinou para as 9h locais (meio-dia pelo horário brasileiro de verão) a realização da definição do grid de largada da 16ª etapa da temporada 2015 do Mundial de F1. Mas definiu um horário limite de uma hora para que a sessão classificatória seja realizada.

Charlie Whiting, diretor de corridas da FIA, deixou claro: se chover e a sessão não puder começar, a direção de prova só vai esperar até às 10h locais. Passando deste horário, o grid será formado com base no resultado do terceiro treino livre.

Cenário da manhã deste domingo em Austin: chuva (menos intensa) e 14º de temperatura ambiente (Foto: Reprodução/F1)

Neste caso, com Lewis Hamilton na pole e Nico Hülkenberg completando a primeira fila, com Valtteri Bottas e o novato Carlos Sainz Jr. vindo logo atrás. Daniil Kvyat dividiria a terceira fila com Daniel Ricciardo, enquanto Nico Rosberg e Felipe Massa largariam em sétimo e oitavo, respectivamente. Sergio Pérez e Romain Grosjean fechariam o top-10 do grid.

Sebastian Vettel, em razão da punição por troca de motor em Austin, largaria em 12º colocado, enquanto Kimi Räikkonen abriria o grid em 17º, logo à frente de Felipe Nasr, 19º no terceiro treino livre, mas que ganharia uma posição com a punição imposta ao britânico Will Stevens, da Manor.

De acordo com o National Weather Service, a chance de chuva para o período da classificação em Austin gira em torno de 40%. Já o site ‘Weather.com’ aponta para uma chance de chuva muito maior: de 95%.

Para as 14h locais (17h em Brasília), a hora da largada, a probabilidade de chuva é menor, ficando abaixo de 30%.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

A classificação de hoje tem um horário limite para começar em…

Posted by Grande Prêmio on Domingo, 25 de outubro de 2015

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.