FIA descarta mudança em teste “muito difícil” de medição da flexibilidade da asa dianteira

Diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis reconheceu que houve muito alarde em relação ao tema em 2024, mas garantiu que a entidade está "bastante satisfeita" com a maneira como os testes foram conduzidos até aqui

A flexibilidade excessiva das asas dianteiras foi um dos tópicos mais debatidos entre as equipes na temporada 2024 da Fórmula 1. No entanto, Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), disse que está satisfeito com a maneira como os testes foram realizados e, por isso, garantiu que nada deve mudar para o próximo ano.

A maior polêmica aconteceu após o GP da Itália, no início de setembro, quando Red Bull e Ferrari passaram a reclamar de maneira mais contundente sobre uma suposta irregularidade nas asas de Mercedes e McLaren. Embora tenha inocentado as duas equipes, a entidade máxima do esporte a motor tomou medidas para analisar mais de perto os componentes, como a instalação de pequenas câmeras no local.

“Estamos bastante satisfeitos com o que vimos. Nem sempre se trata de estar mais ou menos satisfeito, mas também de entender se é possível fazer um teste significativo”, começou Tombazis em entrevista à revista Autosport. “Um dos desafios da asa dianteira é que, em comparação com outras partes do carro, com a mesma posição, a carga é muito mais variável entre os carros”, explicou.

“A maioria dos testes diz respeito à carga de uma certa direção, uma certa posição de aplicação, uma certa magnitude que não deve causar uma certa deformação. Eles tentam imitar o máximo possível o que acontece na pista, mas, na asa dianteira, a variedade dos carros torna tudo bastante difícil”, acrescentou.

Mercedes e McLaren foram alvos de reclamações das rivais em 2024 (Foto: AFP)

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“Obviamente, houve muito alarde sobre isso durante o verão e o início do outono [na Europa]. Havíamos dito claramente às equipes, pelo menos desde 2022, que não tínhamos a intenção de introduzir mais testes na asa dianteira e nos mantivemos firmes nessa decisão”, concluiu o diretor da FIA.

Com o ano encerrado, a Fórmula 1 retorna apenas para os testes de pré-temporada, agendados para acontecer no Bahrein entre os dias 26 e 28 de fevereiro. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

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