FIA descarta “reação impulsiva” com zebras após acidente de Peroni na F3

Michael Masi, diretor de provas da F1, quer estudar as zebras ‘quebra-molas’ antes de tomar reações definitivas. Reagindo ao acidente de Alex Peroni na F3, o dirigente descartou algo “impulsivo” como tirar o dispositivo já em Singapura

O acidente de Alex Peroni na rodada de Monza na Fórmula 3 colocou as zebras ‘quebra-molas’ no centro do debate sobre segurança no automobilismo. O equipamento de segurança catapultou o carro e causou um acidente assustador, mas não é suficiente para levar a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) a reagir de forma impulsiva: Michael Masi, diretor de provas da Fórmula 1, prometeu uma investigação antes de eliminar por completo o dispositivo.
 
“Não acho que você possa generalizar as coisas nesse sentido, sendo sincero”, disse Masi, falando ao site ‘RaceFans’. “Foi um acidente feio, é o melhor jeito de definir. Da nossa parte, vamos continuar analisando tudo, várias soluções, quais são elas e evoluir quando acharmos opções melhores em diferentes áreas e circunstâncias. Óbvio que temos diferentes perfis de curvas, velocidades e tudo isso”, seguiu.
Australiano Alex Peroni decola após acertar zebra na Parabolica em Monza (Foto: Twitter)

A FIA não teve tempo de fazer estudos em Monza, optando por tirar o ‘quebra-molas’ da saída da curva Parabolica. Isso não significa que a entidade esteja planejando fazer o mesmo em Singapura, palco da próxima etapa da F1, ou nos próximos circuitos do calendário.

 
“Eu não agiria desse jeito. Precisamos lembrar que todas essas pistas tem a licença 1 da FIA e são homologadas da forma que são, considerando todas as instalações de segurança. Zebras, instalações atrás das zebras, o que quer que seja. Isso tudo é inspecionado de acordo com um regime rigoroso. Então seria uma inocência dizer que termos uma reação impulsiva ou algo assim”, seguiu.
 
O ‘quebra-molas’ foi colocado na saída da Parabolica como uma forma de impedir pilotos de exceder limites de pista e ganhar vantagem. Peroni, não conseguiu evitar a zebra, que catapultou o carro. O piloto italiano pousou de ponta-cabeça sobre a barreira de pneus, um impacto que voltou a testar a segurança do halo na F1. Alex escapou sem ferimentos graves.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar