FIA descarta realizar GP do Japão no sábado, mas considera antecipar largada por chegada de tufão no domingo

A chegada do tufão Phanfone ao território japonês faz a organização do Mundial de F1 considerar dar a largada do GP do Japão mais cedo no domingo. Contudo, realizar a corrida no sábado está fora de cogitação. Tormenta evoluiu para categoria 4 e ainda pode alcançar o status de supertufão

A FIA segue monitorando atentamente a evolução do tufão Phanfone, que está se aproximando da costa japonesa e pode passar por Suzuka no domingo do GP do Japão de F1. Contudo, em reunião com as equipes nesta sexta-feira (3), foi descartada a hipótese de se realizar a corrida no sábado.
 
A hipótese que é considerada é a de se antecipar a largada da 15ª etapa do Mundial em algumas horas no domingo. No momento, a programação, ainda inalterada, é para que a corrida comece às 15h locais, 3h pelo horário de Brasília. E o desejo da FIA é não precisar mudar horário algum.
 
Entretanto, o horário, aliado às condições climáticas severas que são esperadas, pode significar que vai faltar iluminação natural para a disputa da prova. Se é que a chegada do tufão vai permitir.
Suzuka acompanhou os primeiros treinos nesta sexta-feira (Foto: Getty Images)

O regulamento do Mundial de F1 determina que uma prova vale metade dos pontos se duas voltas forem completadas, ainda que atrás do safety-car. Para que a pontuação completa seja concedida, o GP precisa ter pelo menos 75% da distância original percorridos. No caso do GP do Japão, 40 voltas. Desta forma, o resultado do treino classificatório deste sábado, para o qual a previsão já é de chuva, pode ser decisivo para a prova de domingo.

 
Ao final da sexta-feira, o piloto mais rápido na pista de Suzuka é o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, que tenta a primeira vitória no circuito.

De acordo com informações do site 'Weather Channel', o tufão evoluiu para a categoria 4, com ventos que podem superar 200 km/h, e é possível que ele alcance o status de supertufão e provoque ventos de mais de quase 240 km/h.


Segundo a BBC, simulações indicam que o tufão pode seguir por duas rotas: uma passa pelo território japonês, ao passo que outra segue apenas pelo Oceano Pacífico. O primeiro cenário é mais destrutivo, mas, de qualquer forma, a chuva torrencial e os fortes ventos podem provocar enchentes e deslizamentos no país.

Além disso, é provável que a preparação das equipes para o GP da Rússia, marcado para o próximo fim de semana, seja comprometida. O transporte dos equipamentos dos times para Sochi está previsto para a segunda-feira, mas já se teme por dificuldades para se empacotar tudo e transportar da pista até o aeroporto e pelo cancelamento de voos.

As imagens do GP do Japão
#GALERIA(5095)

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.