A classificação da F1 no GP da Emília-Romanha
Os treinos livres da F1 na Emília-Romanha
Tudo que você precisa saber sobre o GP da Emília-Romanha 2024
Os últimos vencedores da F1 em Ímola
Fórmula 1

FIA descarta uso de controle de tração ilegal no carro da Red Bull: "Está de acordo com o regulamento"

Charlie Whiting, diretor de provas da F1, afirmou que a FIA investigou o RB9 e não encontrou nenhuma irregularidade no modelo rubrotaurino: "Tudo está sob nosso controle"

 
 
O desempenho soberbo de Sebastian Vettel e da Red Bull na temporada 2013 da F1 começou a levantar suspeitas a respeito de uma possível irregularidade da equipe na construção do RB9, carro projetado pelo time para a disputa do atual campeonato.
 
As acusações indicam que o modelo rubrotaurino possui controle de tração escondido. O uso deste recurso é proibido pelo regulamento da categoria. 
 
Giancarlo Minardi, fundador da extinta Minardi, chegou a afirmar que, durante o GP de Cingapura, notou que o alemão retomava a aceleração 50 metros mais cedo que os demais pilotos, e que os sons de seu motor Renault indicavam a existência deste sistema. Helmut Marko, consultor do time, classificou o comentário como "sem sentido".
Vettel em ação nas ruas de Cingapura (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
A cobertura completa do GP da Coreia de F1 no GRANDE PRÊMIO
As imagens da quinta-feira da F1 na Coreia
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Por sua vez, Charlie Whiting, diretor de provas da F1, afirmou que a Red Bull foi investigada e que não foi encontrado nada fora das regras da categoria no RB9.

 
"Jo Bauer [delegado técnico da FIA] não encontrou irregularidades. Tudo está sob nosso controle, e o carro de Vettel está de acordo com o regulamento", afirmou o dirigente britânico ao diário alemão 'Sport Bild'.
 
Com sete vitórias e 247 pontos conquistados em 13 corridas, o alemão leva 60 pontos de vantagem para o vice-líder, Fernando Alonso, e já é tido como virtual campeão de 2013.