FIA determina mudança no escapamento dos carros para aumentar barulho na F1 na temporada 2016

A FIA divulgou junto das decisões do Conselho Mundial que uma mudança será feita nos escapamentos com a intenção de aumentar o barulho dos carros

Com os V6 turbo entrando em seu terceiro ano de uso no Mundial de F1 em 2016, a FIA segue tentando deixá-los mais barulhentos. Mais uma tentativa será feita na próxima temporada.

Dentre as decisões do Conselho Mundial, que se reuniu nesta quarta-feira (30), em Paris, esta foi uma das informações reveladas pela entidade.

"Para 2016, todos os carros devem ter um cano de escapamento à parte pelo qual apenas gases da válvula de descarga devem passar. Esta medida foi tomada para aumentar o barulho dos carros e não vai ter um impacto significativo na potência ou nas emissões", diz o comunicado.

Escapamento será mudado para que os carros da F1 fiquem mais barulhentos (Foto: Getty Images)

Também serão revistas as punições aplicadas por trocas de motor e câmbio. Caso elas aconteçam antes da classificação, a ordem em que elas serão aplicadas para a formação do grid serão baseadas no tempo de uso de cada unidade substituída, não mais levando em conta quem comunicou primeiro que faria a mudança. Caso elas aconteçam após a classificação, aí, sim, a preferência será dada para quem comunicar primeiro a troca.

Ainda foram definidos padrões mais claros para o uso dos túneis de vento e do CFD, com foco na fiscalização e nos relatórios feitos a respeito da utlização destas ferramentas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.