FIA divulga calendário de 2013 com 20 etapas, asterisco em Nova Jersey e mudança de datas de três provas

A FIA divulgou nesta sexta-feira (28) o calendário da F1 para 2013, com 20 etapas, asterisco em Nova Jersey e inversão de datas entre Coreia e Japão. A temporada começa na Austrália, em 17 de março, e termina no Brasil, em 24 de novembro

A FIA, após reunião do Conselho Mundial nesta sexta-feira (28), divulgou o calendário oficial da F1 para a temporada de 2013. Novamente o campeonato terá 20 etapas, começando em Melbourne, na Austrália, em 17 de março. A última etapa acontece em Interlagos, no dia 24 de novembro. Três considerações precisam ser feitas com relação ao calendário provisório apresentado na semana passada.

FIA divulga calendário de 2013 com 20 etapas (Foto: Red Bull/Getty Images)

A primeira é com relação à corrida em Nova Jersey, o GP das Américas. A prova aparece na programação da F1, mas ainda acompanha de um asterisco, que significa que o evento ainda precisa de confirmação. Nesta semana, Bernie Ecclestone, presidente da FOM e principal responsável pela negociação com os países que recebem ou desejam sediar um GP de F1, afirmou que a corrida norte-americana ainda é dúvida por conta da ausência de um contrato. 

A segunda alteração ficou por conta da mudanca de data do GP da Bélgica, que acontece agora em 25 de agosto e não mais em 1° de setembro, uma semana antes da etapa italiana, em Monza. O terceiro ponto é a inversão de datas entre os GPs da Coreia e do Japão. Agora, a prova coreana acontece em 6 de outubro, enquanto a F1 desembarca em Suzuka no dia 13 do mesmo mês.

Além da confirmação do calendário para a próxima temporada, o comunicado da FIA ainda informou que as equipes avançaram com relação às discussões do novo Pacto da Concórdia e que o acordo está previsto para ser assinado até o fim outubro. A nota da entidade também afirmou que o Conselho Mundial aprovou os regulamentos técnicos e esportivos para a temporada de 2013.
 

F1, Calendário 2013:

 

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.