FIA e Ecclestone apresentam novos termos do Pacto de Concórdia às equipes em reunião em Paris

Jean Todt, Bernie Ecclestone e os chefes de equipe da F1 se reuniram em Paris para discutir os temas que têm agitado os bastidores da categoria. A FIA disse que as dúvidas levantadas pelos times geraram um debate “frutífero e útil”

A FIA divulgou um comunicado na tarde desta segunda-feira (22) informando que se reuniu com Bernie Ecclestone e todos os chefes de equipe da F1 para discutir a nova estrutura de governança da categoria, incluindo os termos e condições do novo Pacto de Concórdia. A entidade máxima do automobilismo classificou o encontro como “construtivo” e que a apresentação feita por seu presidente, Jean Todt, e por Ecclestone, detentor dos direitos comerciais da categoria, levou a avanços nas conversas.

O Pacto de Concórdia é o acordo que rege a divisão dos lucros do Mundial de F1, bem como a participação de cada uma das partes envolvidas na categoria. O atual contrato expira no fim desse ano e o novo acerto, que deve valer de 2013 a 2020, ainda não foi assinado. Tampouco existem times inscritos para o campeonato do ano que vem – o prazo expira em 31 de outubro.

Os desejos da FIA e de Jean Todt não parecem agradar a todos (Foto: Red Bull/Getty Images)

A discórdia do momento envolve as equipes e a FIA. Os times estão insatisfeitos com o aumento nas taxas de inscrição cobradas pela entidade. Além disso, não concordam completamente com o Acordo de Restrição de Gastos que a FIA deseja implantar parcialmente a partir de 2013 e plenamente no ano seguinte, tampouco com o modo como serão dadas as diretrizes técnicas.

Chefe da Red Bull, Christian Horner já afirmou que este último ponto é o que mais atrasa as negociações. Segundo a revista inglesa ‘Autosport’, a FIA já recuou em uma questão: a redução do número de membros da comissão da F1 de 12 para seis.

Na nota divulgada, a FIA relatou que “todos os participantes do encontro foram encorajados a pedir esclarecimentos, o que resultou em um debate frutífero e útil sobre como a nova estrutura operará de 2013 em diante”.

“Um passo importante foi dado hoje para assegurar o futuro do Mundial de F1, o que deve levar a uma resolução final entre a FIA, o detentor dos direitos comerciais e as equipes nas próximas semanas”, completou a entidade. A reunião de hoje pega todos de surpresa, já que o esperado é que essa reunião acontecesse nesta terça-feira (23).

Em entrevista ao jornal ‘Financial Times’, Todt defendeu o desejo da FIA de elevar as taxas de inscrição para os times. Na visão do francês, a federação precisa receber uma parcela maior dos lucros da F1 para poder incentivar outras modalidades esportivas.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.