FIA e Fórmula 1 determinam períodos mais longos de safety-car para aumentar segurança

Por conta do incidente no GP da Emília-Romanha, quando retardatários foram liberados com fiscais trabalhando na pista, a FIA e a Fórmula 1 modificaram o sistema do safety-car nas corridas

O GP da Emília-Romanha foi no início de novembro, mas segue repercutindo na Fórmula 1. Na ocasião, o safety-car entrou na pista enquanto os carros de Max Verstappen e George Russell eram retirados em diferentes pontos da pista de Ímola. O problema é que alguns pilotos foram autorizados a tirar a volta de desvantagem para o líder, mas fiscais ainda estavam trabalhando.

Após a liberação, os pilotos aceleraram na pista italiana e passaram próximos dos fiscais. Sebastian Vettel foi um dos pilotos que mais criticou a atitude dos comissários da Fórmula 1. Agora, Michael Masi, diretor de provas, decidiu reformular o sistema durante o safety-car.

“Nós já mudamos os processos em como vamos lidar com carros tirando a volta do líder, após discussões com pilotos e dirigentes das equipes. Mas eu os alertei de que essas situações podem causar uma volta ou duas a mais com o safety-car”, afirmou Masi ao site RaceFans.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Lance Stroll passou voando pelos fiscais de pista (Foto: Reprodução)

“Essa é apenas uma das parte que todo mundo aceitou. Tivemos uma boa discussão com os chefes de equipe na quinta-feira na Turquia e depois, na sexta-feira, com os pilotos. No momento, do jeito que o regulamento está, é mais um processo de como executar”, prosseguiu.

Após o incidente em Ímola, Masi passou por outra situação que envolvia os pilotos e falta de segurança, quando liberou o Q2 da classificação com um trator retirando o carro de Nicholas Latifi. Após o treino, o diretor de provas disse que “estaria mentindo se dissesse que foi a situação ideal”.

“Como era uma volta de aquecimento, nós colocamos bandeiras amarelas naquela zona, não apenas na curva 8, para ampliar os avisos. E, como eu disse, como era uma volta de aquecimento, não havia necessidade dos pilotos acelerarem”, pontuou.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.