FIA endurece e exclui tempos de pilotos que excederem limites de pista na Alemanha

Os limites de pista não são novidade na F1, mas viraram tema sério em Hockenheim. A FIA decidiu excluir todos os tempos de volta conquistados através de excessos nas curvas 1 e 17, onde os pilotos ganham tempo ao ir além das zebras

Uma decisão de última hora promete mudar a abordagem dos pilotos no GP da Alemanha deste fim de semana. Em documento assinado pelo diretor de corridas Michael Masi, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou abordagem mais rígida em relação aos limites de pista.
 
A abordagem tem efeitos diretos sobre as curvas 1 e 17, justamente a primeira e a última. Caso um carro vá com um pneu para além da zebra azul e branca, o tempo é automaticamente deletado. A postura não estava em uso nos treinos livres 1 e 2, mas fez diferença no 3. Pilotos como Lewis Hamilton e Sebastian Vettel já foram penalizados por ir além do permitido.
 
A decisão da FIA vai ser crucial no treino classificatório. Na corrida, a repetição de infrações serve como motivo para uma punição.
Atacar as zebras além da conta vai ter consequências ruins para os pilotos (Foto: Williams)

Apesar de determinar a linha dura com os limites de pista, a decisão da FIA mantém um asterisco. Caso um piloto seja forçado por outro a deixar o traçado, os comissários prometem não tratar o caso como infração. Independente do caso, os pilotos seguem com a obrigação de ser cautelosos em termos de retorno ao traçado.

 
“As exigências não serão aplicadas a pilotos considerados terem sido empurrados para fora da pista. Cada caso será julgado de forma individual. Em todos os casos detalhados acima, os pilotos só podem retornar à pista quando for seguro e sem ganhar uma vantagem duradoura”, descreveu o comunicado.
 
O treino classificatório do GP da Alemanha acontece neste sábado (27), às 10h (de Brasília). A Ferrari surge em boa forma, liderando os três treinos livres e tendo Charles Leclerc como dono da melhor volta do fim de semana até aqui.
 

Paddockast #26
Acidentes que alteraram carreiras

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.