FIA escolhe Halo como proteção de cockpit da F1 por Aeroscreen ter sido reprovado em testes de impacto

A FIA escolheu o Halo como proteção ao cockpit a partir da temporada 2017. A solução da Mercedes foi a escolhida após o Aeroscreen, proposta da Red Bull, ser reprovada em testes alternativos

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Recentemente, a FIA decidiu acatar o Halo como proteção ao cockpit a partir da temporada 2017, após a última reunião sobre regulamentos técnicos. A solução da Mercedes acabou levando a melhor sobre o Aeroscreen, proposta da Red Bull. O motivo da escolha? O Aeroscreen, embora mais robusto no visual, não passou em testes realizados pela Federação Internacional de Automobilismo, segundo o site 'Autosport'. O pouco tempo hábil para o desenvolvimento foi mais um fator que pesou na decisão.

 
Mesmo com a divulgação de um vídeo pela Red Bull mostrando um teste próprio estático, a solução não foi tão bem assim em avaliação alternativa da FIA e demonstrou que é necessário um desenvolvimento maior. Ficou constatado que um carro equipado com o Aeroscreen envolvido em um impacto qualquer ou mesmo acidente, poderia causar uma colisão do capacete com o aro. Diante disso, o Halo mostrou-se a única solução real para ser introduzida no próximo ano.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

A imagem da Ferrari de Vettel com o halo (Foto: F1)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

O Aeroscreen, porém, não foi descartado por completo e poderia ser adotado em 2018 caso os problemas iniciais fossem solucionados. O espaço entre o vão livre do Halo e o cockpit foi considerado como o calcanhar de Aquiles do dispositivo, já que um objeto de menor porte poderia, eventualmente, se chocar com o piloto. Mas a FIA manterá sua decisão por entender que é um caminho inicial para proteger o piloto.

 
A versão final do Halo será mais refinada em comparação com o projeto inicial visto no carro da Ferrari durante os testes de pré-temporada. Uma empresa terceirizada será a responsável pela produção da peça para garantir condições de igualdade.
 
Dentro do paddock, fala-se que a decisão está sendo acelerada e que o mais prudente seria um adiamento para 2018 a fim de se propor uma solução mais ideal.

E você, prefere o Halo, o Aeroscreen ou os carros sem qualquer proteção? Opine na nossa página no Facebook.  

Que tal participar do Fantasy F1 e concorrer a prêmios? Inscreva-se no 'Fantasy F1 Grand Prix du Canada (RtAD) 2016'.

Funciona assim: forme uma equipe com um orçamento de 115 milhões de euros. Seus pilotos marcarão pontos com base nos resultados das corridas (pontos de corrida) e na diferença entre a posição final e a posição da qualificação (pontos de bônus).

Ficou interessado? Vem e entre nesta com a gente.

E no Canadá, pole de Hamilton

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

É de Lewis Hamilton a pole-position do GP do Canadá de F1. O tricampeão do mundo, dono do melhor retrospecto em Montreal dentre os pilotos em atividade na categoria, confirmou porque é o rei em Montreal. Depois de 'esconder o jogo' no terceiro treino livre e dar a impressão de que o treino classificatório poderia ser marcado por um grande equilíbrio, Hamilton mostrou que está mesmo determinado em reagir e colocar mais pressão em cima de Nico Rosberg na luta pelo título. Com uma volta arrasadora, em 1min12s812, Lewis garantiu sua pole 53 na carreira, abrindo a corrida como grande favorito à vitória.

Rosberg teve de se contentar com o segundo lugar no grid. Nico chegou perto, muito perto de Hamilton, exatos 0s062. Mas não resistiu à melhor performance do adversário. Ainda assim, o alemão entra em Montreal com grandes chances até de vitória, dependendo de como forem as primeiras voltas da corrida no circuito Gilles Villeneuve.

Sebastian Vettel, comprovando a melhora da Ferrari no Canadá, garantiu o terceiro melhor tempo em Montreal. O alemão anotou 1min12s990 e vai partir ao lado de Daniel Ricciardo, da Red Bull. Também da Red Bull, Max Verstappen larga em quinto, tendo ao seu lado na terceira fila Kimi Räikkönen. Valtteri Bottas e Felipe Massa completam uma quarta fila toda da Williams no Canadá, enquanto Nico Hülkenberg, da Force India, e Fernando Alonso, da McLaren, fecham o top-10. Felipe Nasr vai largar em 19º.

Veja aqui como foi a classificação em Montreal.

PADDOCK GP #32 DEBATE MotoGP, F1, INDY E STOCK CAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.