FIA estuda até tirar pontos da Haas após chefe chamar comissário de “idiota”

Guenther Steiner teve uma discussão feia com Emanuele Pirro após a punição de Kevin Magnussen no GP da Rússia e disparou ofensas ao comissário. Chefe de equipe pode ser suspenso do paddock e Haas pode perder pontos no Mundial de Construtores

Chefe de equipe da Haas, Guenther Steiner não ficou satisfeito com a punição que Kevin Magnussen recebeu durante o GP da Rússia, e ele pode receber uma pena por conta da sua postura pós-corrida, já que foi até a sala dos comissários para protestar contra a decisão e disparou ofensas ao ex-piloto Emanuele Pirro. A atitude está sendo investigada pela FIA, que planeja punir o chefe.
 
Magnussen disputava a sétima posição com Sergio Pérez, até escapar na curva 2 e retornar a pista sem passar pelo caminho recomendado pela direção de prova. O movimento rendeu uma punição de 5s, que fez o dinamarquês cair do oitavo para o nono lugar.
 
No rádio após a corrida, Steiner parabenizou Magnussen e afirmou que o comissário que impôs a punição era "estúpido e idiota". Segundo reportagem do site alemão ‘Motorsport Total’, o chefe de equipe teve uma discussão calorosa com Pirro, com ofensas e não pediu desculpas posteriormente pelas palavras.
Kevin Magnussen (Foto: Haas)
Steiner corre risco de ser punido de três formas diferentes. A primeira é uma suspensão do paddock por uma corrida, da mesma forma que técnicos são punidos no futebol por não ter acesso ao campo. Uma multa de € 250 mil (R$ 1,12 milhão) é cogitada, mas é a menos provável.
 
A terceira punição pode ser a dedução de pontos no Mundial de Construtores. A Haas atualmente é a penúltima colocada e briga com a Alfa Romeo pelo oitavo posto. A pontuação dos pilotos não teria interferência.
 
Uma situação semelhante aconteceu no GP do México de 2016. Na ocasião, Sebastian Vettel ofendeu o diretor de provas Charlie Whiting pelo rádio, já que entendeu que estava sendo segurado por Max Verstappen. O piloto se desculpou posteriormente, e a FIA prometeu punições em caso de reincidência.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.