FIA identifica irregularidade e deixa Gasly sob risco de exclusão de classificação em Baku
Delegado técnico da FIA, Jo Bauer reportou aos comissários irregularidade na Alpine de Pierre Gasly, que pode perder o 13º lugar conquistado na classificação deste sábado (14)
A Federação Internacional de Automobilismo [FIA] identificou uma irregularidade no carro de Pierre Gasly, durante a vistoria técnica após a classificação do GP do Azerbaijão, realizado neste sábado (14), o que pode desclassificar o francês da sessão.
Após Gasly alcançar o 13º lugar na atividade liderada por Charles Leclerc em Baku, se verificou que o carro da Alpine “excedeu o fluxo instantâneo de massa de combustível” permitido por regulamento, o que foi notado pelo delegado técnico da FIA Jo Bauer e encaminhado para os comissários.
De acordo com o artigo 5.2.3 do regulamento técnico da Fórmula 1 em 2024, o fluxo de massa de combustível não pode exceder os 100 kg/h — o que, de acordo com os apontamentos da FIA, foi superado ao longo da classificação desse sábado.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Azerbaijão da Fórmula 1 2024
Vale destacar que infringir o regulamento técnico na F1, em geral, é causa de desclassificação, sem muito espaço para argumentação. Caso se confirme a punição, Gasly seria o terceiro piloto eliminado após uma sessão classificatória no ano.
Os outros dois casos foram na Haas, com Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen, quando ambos foram desclassificados após a definição do grid do GP de Mônaco. Na ocasião, a FIA aferiu que os dois carros excederam as medidas permitidas das asas traseiras.
A resolução do caso de Gasly deve ser divulgada nas próximas horas, ainda neste sábado. Caso os apontamentos da FIA encaminhe uma desclassificação, o francês largará no fim do grid na corrida deste domingo (15).
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Baku a partir das 8h (de Brasília, GMT-3).
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.