FIA investiga todas as equipes por falta de proteção facial dos mecânicos em Abu Dhabi
A direção de prova da FIA convocou todas as equipes do grid da Fórmula 1 à sala dos comissários para cobrar explicações sobre a falta de proteção nos olhos dos mecânicos durante as paradas nos boxes do GP de Abu Dhabi
Depois do encerramento da temporada 2023 da Fórmula 1 neste domingo (26), com vitória de Max Verstappen no GP de Abu Dhabi, um fato curioso tomou conta do paddock de Yas Marina. Todas as equipes do grid foram convocadas à sala dos comissários pela direção de prova da FIA para se explicarem sobre a falta de proteção nos olhos de alguns membros que desempenhavam funções no pit-lane durante a prova.
De acordo com a entidade, todas as equipes falharam em tomar medidas adequadas de segurança nas trocas de pneus de seus pilotos. A falta de proteções faciais para a equipe de mecânicos representa uma quebra do Artigo 34.13 do regulamento esportivo, e cada time terá de enviar um representante para se explicar aos comissários.
Atualização
Relacionadas
Depois de ouvir os representantes das equipes, a FIA determinou que não possuía provas concretas para julgar todos os times igualmente. Assim, a entidade divulgou um novo comunicado, ressaltando a importância das proteções faciais e exigindo que todas as escuderias garantam que seus membros estejam devidamente protegidos no futuro.
“Após recebermos denúncias do diretor de prova, com evidências em vídeo, denúncias escritas dos comissários dos boxes e ouvirmos cada representante de todas as equipes, os comissários determinaram que diversas quebras do Artigo 34.13 ocorreram.
No entanto, a clareza das evidências em vídeo foram, em alguns casos, insuficientes para determinar se, por exemplo, alguns dos visores estavam abertos ou se o membro da equipe estava usando óculos ou outro tipo de proteção. No entanto, tivemos muitos exemplos de que as proteções faciais não estavam sendo usadas.
A segurança dos membros de equipe é primordial. Todas as equipes precisam destacar a importância das proteções faciais para todas as pessoas que trabalham nos carros. Além disso, precisam garantir que esse Artigo seja respeitado por todos os membros no futuro.”
A corrida acabou vencida por Verstappen, com Charles Leclerc e George Russell completando o pódio. Sergio Pérez, Lando Norris, Oscar Piastri, Fernando Alonso, Yuki Tsunoda, Lewis Hamilton e Lance Stroll completaram o grupo dos dez primeiros colocados.
Com a temporada encerrada, a Fórmula 1 retorna apenas no ano que vem, no dia 2 de março, com a estreia do campeonato no GP do Bahrein.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!