Traçado clássico de Nürbürgring passa por reformas e recebe licença máxima da FIA
Promotores do tradicional circuito de Nürbürgring investiram cerca de R$ 14,2 milhões em recapeamento do asfalto e instalação de novos e seguros alambrados
Antes considerado um das mais perigosas pistas da história do automobilismo, o traçado de cerca de 22,8 km do circuito de Nürbürgring passou por melhorias estruturais de segurança e agora detém o certificado de Grau 1, da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Com isso, a configuração longa do autódromo alemão, batizada de “Inferno Verde”, está elegível para sediar uma prova de Fórmula 1.
Entre o final de 2021 e o início de 2022, considerado o período de férias na Europa, os promotores de Nürbürgring organizaram as obras de recapeamento em 2,5 km do traçado, além da instalação de 300 metros de novos alambrados com sustentação aprovada pela FIA.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Ao todo foram investidos cerca de €2,5 milhões (aproximadamente R$ 14,2 milhões) em melhorias em infraestrutura na pista. Agora, o batizado de “Inferno Verde” pelo tricampeão mundial de F1, Jackie Stewart, adquiriu a licença grau 1 de segurança da FIA, com o vencimento em 2025. O traçado foi palco do horroroso acidente que por pouco não tirou a vida do também três vezes campeão mundial, Niki Lauda, mas que o deixou com queimaduras graves e o levou ao coma em 1976,
O traçado curto do circuito alemão que recebeu provas da Fórmula 1 pela última vez em 2020, também passou por ajustes. Diante dessas melhorias, há o desejo do chefe de Nürbürgring, Ingo Boder, em retornar ao calendário da principal categoria do automobilismo.
Porém, as elevadas taxas de entradas da categoria, que custam entre US$ 20 e 25 milhões – R$ 103,7 milhões e R$ 129,6 milhões – têm impedido o tradicional autódromo alemão de voltar à F1.
“Estamos falando de taxas de entrada muito altas em comparação à receita que podemos gerar. Infelizmente, sempre fica uma lacuna grande demais para nós, como empresa de médio porte, lidarmos com isso”, afirmou em entrevista ao site alemão Motorsport-Total.
Mesmo sem a F1, os traçados curto e total do circuito têm uma programação completa para o ano, com destaque para as 24 horas de Nürbürgring, prova que conta com a participação de mais de 100 carros e está no calendário do automobilismo alemão desde 1970. A tradicional corrida de endurance acontece entre os dias 26 e 29 de maio.
GUIA FÓRMULA 1 2022
# Fórmula 1 vive temporada de revolução e torce por reedição de batalha épica
# Caçador experiente, campeão Verstappen passa a ser maior das caças da F1
# Desafiante e mordido, Hamilton vai atrás de melhor versão em revanche na F1
# Novo regulamento vira prato cheio para chance de ouro de veteranos do grid da F1
# Fórmula 1 volta ao passado para acertar futuro e equilibrar forças do grid
# Ferrari atropela McLaren e entra na temporada com top-3 como meta mínima
# Alpine e Aston Martin investem alto por escalada improvável no pelotão
# De Sainz a Norris: a turma de jovens que pode fazer estrago na F1
# Mercedes e Red Bull contam com protagonistas e fiéis escudeiros para duelo 2.0
# Williams, Alfa Romeo e Haas miram subida no grid em ano de renovação
# Magnussen e Albon retornam, e Zhou é único estreante da Fórmula 1
# Fórmula 1 mira calendário recorde em ano de guerra, pandemia e Copa do Mundo
# Schumacher e Tsunoda entram em segundo ano pressionados por menos erros