Traçado clássico de Nürbürgring passa por reformas e recebe licença máxima da FIA

Promotores do tradicional circuito de Nürbürgring investiram cerca de R$ 14,2 milhões em recapeamento do asfalto e instalação de novos e seguros alambrados

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Antes considerado um das mais perigosas pistas da história do automobilismo, o traçado de cerca de 22,8 km do circuito de Nürbürgring passou por melhorias estruturais de segurança e agora detém o certificado de Grau 1, da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Com isso, a configuração longa do autódromo alemão, batizada de “Inferno Verde”, está elegível para sediar uma prova de Fórmula 1.

Entre o final de 2021 e o início de 2022, considerado o período de férias na Europa, os promotores de Nürbürgring organizaram as obras de recapeamento em 2,5 km do traçado, além da instalação de 300 metros de novos alambrados com sustentação aprovada pela FIA.

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Traçado clássico de Nürbürgring passou por melhorias (Foto: Porsche)

Ao todo foram investidos cerca de €2,5 milhões (aproximadamente R$ 14,2 milhões) em melhorias em infraestrutura na pista. Agora, o batizado de “Inferno Verde” pelo tricampeão mundial de F1, Jackie Stewart, adquiriu a licença grau 1 de segurança da FIA, com o vencimento em 2025. O traçado foi palco do horroroso acidente que por pouco não tirou a vida do também três vezes campeão mundial, Niki Lauda, mas que o deixou com queimaduras graves e o levou ao coma em 1976,

O traçado curto do circuito alemão que recebeu provas da Fórmula 1 pela última vez em 2020, também passou por ajustes. Diante dessas melhorias, há o desejo do chefe de Nürbürgring, Ingo Boder, em retornar ao calendário da principal categoria do automobilismo.

Porém, as elevadas taxas de entradas da categoria, que custam entre US$ 20 e 25 milhões – R$ 103,7 milhões e R$ 129,6 milhões – têm impedido o tradicional autódromo alemão de voltar à F1.

“Estamos falando de taxas de entrada muito altas em comparação à receita que podemos gerar. Infelizmente, sempre fica uma lacuna grande demais para nós, como empresa de médio porte, lidarmos com isso”, afirmou em entrevista ao site alemão Motorsport-Total.

Mesmo sem a F1, os traçados curto e total do circuito têm uma programação completa para o ano, com destaque para as 24 horas de Nürbürgring, prova que conta com a participação de mais de 100 carros e está no calendário do automobilismo alemão desde 1970. A tradicional corrida de endurance acontece entre os dias 26 e 29 de maio.

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