FIA minimiza críticas e fala que sistema de pontuação dobrada não representa grande mudança para F1

Jean Todt, presidente da FIA, minimizou os questionamentos sobre o novo sistema de pontuação da F1 para 2014 e disse que a regra não representa uma grande mudança

Presidente da FIA, a Federação Internacional de Automobilismo, Jean Todt afirmou que o sistema de pontuação dobrada que será introduzido na próxima temporada não representa uma grande mudança na F1.

Para 2014, a entidade máxima definiu que a prova em Abu Dhabi, a última do calendário, terá os pontos em dobro, mas a medida não vista com bons olhos por muitos pilotos, como Sebastian Vettel, que criticou a nova regra, que visa ampliar a competitividade na categoria no próximo ano.

Jean Todt minimizou críticas sobre pontos dobrados em 2014 (Foto: Getty Images)

"Muito tem se falado sobre o sistema de pontuação, mas, para ser honesto, não vejo essa nova regra como uma grande mudança", disse o dirigente francês em entrevista ao diário espanhol 'AS'.

Todt explicou que, mais importante do que os pontos, é a discussão sobre a redução de custos na F1. "Acredito que agora é muito mais importante falar sobre o controle dos gastos. Nós vamos economizar cerca de 40% de combustível somente por causa do novo motor", declarou o gaulês, referindo-se a adoção do motor V6.

"Um novo sistema de pontos é uma pequena mudança nas regras, mas nada mais que isso, então realmente não entendo a razão de todos esses questionamentos", completou.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube