FIA muda regra e proíbe bloqueio ‘à Verstappen’ na saída do pit-lane em São Paulo

Após os incidentes na classificação para os GPs de Singapura e Cidade do México, Federação Internacional de Automobilismo mudou a regra sobre bloquear o pit-lane

Após os contratempos causados inicialmente por Max Verstappen nas classificações do GP de Singapura e da Cidade do México, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) tomou uma iniciativa para evitar o engarrafamento na saída do pit-lane. Agora, a partir do GP de São Paulo, os pilotos estão proibidos de bloquear a saída dos boxes com o intuito de não ficar perto do carro à frente.

O engarrafamento nos pits aconteceu porque os pilotos queriam fazer uma volta limpa e, para isso, precisavam de uma distância em relação ao carro da frente. Contudo, era inviável conseguir esse espaço em pista, visto que agora é necessário seguir um delta de tempo máximo nos giros de aquecimento e de desaceleração.

A atitude de Verstappen, que depois foi repetida por Fernando Alonso e George Russell, não rendeu punição, mas foi duramente criticada pelas equipes. A McLaren, por exemplo, afirmou que teve parte de seu trabalho atrapalhado pelo tricampeão.

Então, para evitar problemas, Niels Wittich, diretor de provas, afirmou que os pilotos estão proibidos de bloquearem a saída dos boxes, e estabeleceu novas diretrizes para os que desejam ter distância do carro que está na frente.

Max Verstappen está sob investigação por segurar novamente a saída do pit-lane (Vídeo: reprodução/DAZN)

“De acordo com o artigo 33.4 do Regulamento Esportivo da Fórmula 1, os pilotos não estão autorizados a andar desnecessariamente devagar, o que inclui parar um carro no pit-lane. Durante a classificação e classificação sprint, os pilotos podem criar um espaço entre as luzes de saída dos boxes e a segunda linha do safety-car”, seguiu.

“Qualquer piloto que desejar fazer isso deve se colocar o mais à esquerda possível para permitir que outros pilotos o ultrapassem no lado direito da pista de saída dos boxes”, finalizou a nota da FIA.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn Guimarães, Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, João Pedro Nascimento, Luana Marino, Pedro Henrique Marum e Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que rola na etapa brasileira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.